
comunicados
CO – Mecanismo Concorrencial: acesso à plataforma e tempos para a submissão de lances
546/25 - Publicado em: 31/07/25 20:25 hs | Atualizado em 31/07/25 20:27 hsA submissão de lances para o Mecanismo Concorrencial para negociação de valores não pagos no Mercado de Curto Prazo – MCP relacionados à isenção ou mitigação dos efeitos de riscos hidrológicos será habilitada a partir das 10h desta sexta-feira (01/08/2025), via sistema no Ambiente de Operações da CCEE. A operação está prevista na Medida Provisória nº 1.300/2025 e baseia-se nas diretrizes da Portaria MME nº 112 e do Edital nº 01/2025 – CCEE.
Acesso à Plataforma de Negociação
Conforme instruções apresentadas no Edital e no Manual de Habilitação, apenas os representantes dos compradores que habilitaram a atribuição “Submissão de Lances – GSF”, no módulo Minhas Empresas, poderão acessar o sistema e apresentar suas ofertas. Para tal, devem acessar:
Ambiente de Operações > Menu Principal > Leilão GSF > Lances
Poderão, ainda, consultar a relação dos seus empreendimentos habilitados no seguinte módulo:
Ambiente de Operações > Menu Principal > Leilão GSF > Credenciamento
Horários e Tempos
O acesso ao sistema do Mecanismo Concorrencial estará disponível a partir das 8h do horário de Brasília, com início da sessão e abertura da submissão de lances a partir das 10h.
Os tempos para submissão dos lances serão de:
- 30 minutos para a Etapa Inicial do Mecanismo Concorrencial;
- 20 minutos para cada rodada da Etapa Contínua do Mecanismo Concorrencial;
- Até 10 minutos para processamento dos lances entre etapas ou entre rodadas; e
- Até 10 minutos para processamento dos resultados.
Central de Suporte e orientações gerais
A partir das 8h, os interessados poderão entrar em contato com a Central de Atendimento dedicada à operação, por meio do telefone (11) 5043-1490.
É de responsabilidade do habilitado providenciar os meios de conexão e acesso ao sistema. Portanto, eventuais problemas de acesso ou conexão ao sistema deverão ser reportados de imediato.
Por fim, pede-se aos habilitados que se atentem aos meios de comunicação oficiais da CCEE quanto à divulgação de informações relevantes sobre o Mecanismo Concorrencial, citando, mas não se limitando a mensagens e notificações na interface do sistema e comunicados publicados no site da Câmara.