BANDEIRA TARIFÁRIA

O regime de bandeiras tarifárias é um mecanismo que repassa imediatamente ao consumidor eventuais aumentos nos custos da geração de energia elétrica. Esses recursos são administrados pela CCEE, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.  

Existem três tipos de bandeiras tarifárias, que adotam uma simbologia parecida com um semáforo: elas são divididas nas cores verde, amarela e vermelha. 

A verde indica que as condições para a geração de energia são favoráveis e que, portanto, não é preciso fazer cobranças adicionais. A amarela sinaliza que as circunstâncias não são tão cômodas e que é necessário cobrar um acréscimo na energia consumida. E a vermelha aponta o quadro mais desfavorável, com um custo de produção muito elevado, sendo inevitável recolher uma tarifa adicional. 

Os consumidores podem descobrir qual é a bandeira tarifária em vigor procurando a informação no boleto mensal de cobrança.

Publicador de Conteúdos e Mídias

BANDEIRA TARIFÁRIA

O InfoBandeira Tarifária é um boletim informativo produzido mensalmente e disponibilizado em nosso site para consulta geral. A publicação traz todos os cálculos feitos pela CCEE para subsidiar a Aneel na definição da bandeira tarifária de cada mês.  

O boletim traz ainda a previsão de geração hidráulica total do Mecanismo de Realocação de Energia – MRE. E revela as condições de garantia física adotadas para os cálculos e os valores do PLD - PLD gatilho – estabelecidos para as faixas das bandeiras tarifárias. 

Para ler o último InfoBandeira Tarifária ou consultar o histórico do boletim, basta clicar nos botões abaixo!

Data de publicação: 01/01/1970