MVE

O Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE) é uma operação que permite a negociação entre os agentes do mercado regulado e do mercado livre. Concebido para auxiliar as distribuidoras na gestão do seu nível de contratação e ampliar a oferta de energia para os consumidores do ACL, o mecanismo tem negociações periódicas e seus contratos são liquidados mensalmente.

As distribuidoras de energia participam das negociações como vendedores, declarando a oferta conforme limites estabelecidos na regulamentação. Já os comercializadores, consumidores livres e especiais, autoprodutores e geradores são compradores, declarando a quantidade de energia desejada.

O processo de negociação do MVE considera uma série de produtos, com periodicidades distintas (anual, semestral e trimestral), tipos de energia (convencional não-especial e convencional especial), preços estabelecidos de forma fixa ou um adicional ao Preço de Liquidação das Diferenças e por submercado.

 COMUNICADOS OPERACIONAIS

ENTENDA MAIS SOBRE LIQUIDAÇÃO

A CCEE centraliza o processamento do mecanismo, bem como a apuração e a liquidação financeira dos montantes a pagar e a receber para os agentes vencedores, sendo que os efeitos da inadimplência dos compradores são tratados de forma bilateral, afetando somente os vendedores que negociaram com este agente.

A liquidação ocorre mensalmente, respeitando as vigências dos produtos, sempre antes da liquidação do Mercado de Curto Prazo (MCP) do mês de referência.O pagamento dos valores pelos compradores ocorre na mesma conta do MCP, enquanto os créditos para as distribuidoras são depositados na conta corrente da liquidação financeira de Cotas. Toda a operação é validada por auditoria independente..

LINKS DE APOIO

Consulte mais informações abaixo: