Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE reforça papel institucional e avança em inovação tecnológica no primeiro semestre de 2025

Período é marcado pela automação da migração ao mercado livre via APIs e pela contenção de mais de 539 milhões de tentativas de ataque cibernético, refletindo a consolidação da agenda de modernização da Câmara

Publicado em: 15/09/25 09:40 hs | Atualizado em 15/09/25 09:47 hs

mulher vendo painel digital

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE tem consolidado avanços expressivos em sua estratégia de transformação digital, com a entrega de soluções que fortalecem sua atuação institucional, impulsionam a eficiência do setor elétrico e ampliam os padrões de segurança e escalabilidade das operações. Nos primeiros seis meses do ano, um dos marcos foi a implementação, a partir de 1º de julho, de um novo modelo de migração para o mercado livre de energia, baseado na integração por APIs (Application Programming Interfaces). A iniciativa moderniza a comunicação entre a CCEE, comercializadoras varejistas e distribuidoras, substituindo procedimentos manuais por interações automatizadas, mais ágeis e seguras. Essa evolução amplia a capacidade da Câmara de absorver o aumento da demanda gerado pela abertura do mercado, garantindo eficiência, confiabilidade e escalabilidade nos processos operacionais.

No mesmo período, os mecanismos de segurança cibernética impediram mais de 539 milhões de tentativas de ataque aos seus sistemas, reforçando a robustez das soluções implementadas. Também foram desenvolvidas 97 iniciativas tecnológicas, voltadas a demandas regulatórias e operacionais, que fortalecem a atuação da instituição e contribuem para a maturidade digital do setor.

A Câmara atingiu ainda 100% de disponibilidade de suas aplicações tecnológicas, assegurando a continuidade das operações do mercado de energia sem interrupções. Foram promovidas 39 melhorias no código-fonte dos sistemas, o que resultou em uma média de 92% das transações processadas em até três segundos, um desempenho que evidencia o nível de excelência alcançado.

Na área de infraestrutura, a CCEE ampliou o uso do Gerenciador de Containers Red Hat e concluiu a migração integral de suas aplicações do ambiente Rancher para o OpenShift, solução alinhada aos padrões mais modernos do mercado. A iniciativa garante mais segurança, estabilidade e performance, além de reduzir riscos operacionais e ampliar a resiliência do ambiente tecnológico da Câmara.

“A inovação é parte fundamental da nossa missão. Ao investirmos em tecnologia de ponta, não apenas elevamos a eficiência das operações, como também fortalecemos as bases para um mercado mais aberto, competitivo e sustentável. Nossa prioridade é oferecer soluções robustas, com alto grau de segurança e aderência às novas exigências do setor elétrico”, afirma Alexandre Ramos, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Modernização contínua    

Com a infraestrutura tecnológica modernizada, incluindo uma nova plataforma de containers com escalabilidade ilimitada, a CCEE se prepara para uma nova fase de aprimoramentos. No segundo semestre de 2025 e ao longo de 2026, estão previstas a atualização completa da arquitetura de APIs e início da modernização do motor de cálculo do CliqCCEE, principal ferramenta de relacionamento com os agentes, responsável pelos principais processamentos do mercado.

Essas evoluções permitirão ganhos significativos de desempenho, simplificação, agilidade e segurança. Com APIs, os agentes terão flexibilidade para desenvolver soluções próprias e customizar a experiência de seus clientes, fomentando um ambiente mais competitivo, flexível e inovador.

A CCEE segue comprometida com a entrega de soluções de alto valor agregado ao setor, alinhada ao seu propósito institucional de desenvolver mercados eficientes, sustentáveis e preparados para os desafios da modernização.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias