Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE recebe comitiva da República de Angola e inaugura novo capítulo de colaboração com país africano

O encontro fortalece o papel da Câmara como referência mundial na operação de mercados de energia

Publicado em: 29/07/25 10:42 hs | Atualizado em 29/07/25 10:55 hs

comitiva angola e CCEE em reunião

Na última sexta-feira (25), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE recepcionou uma comitiva oficial da República de Angola para discutir oportunidades e iniciar as tratativas para um relacionamento técnico e institucional com o país africano. 

O encontro contou com abertura do presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, e da vice-presidente, Gerusa Côrtes. Representando o ministro de Energia e Águas de Angola, estava o Secretário de Estado para Energia de Angola, Arlindo Bota, acompanhado dos Diretores e Executivos das principais instituições integrantes do sistema elétrico angolano, bem como da Segunda Secretária da Embaixada da República de Angola no Brasil, Solange Mainsel. 

Durante a reunião, a delegação pôde conhecer mais sobre a estrutura do setor elétrico brasileiro e o papel da CCEE, especialmente no atual momento de abertura de mercado.  

“Com muita alegria, afirmo que esse é o início de uma grande parceria. Não somente entre Brasil e Angola. É o início de uma participação maior da nossa empresa no cenário internacional, concatenando com nosso desejo de sermos referência mundial na operação de mercados de energia”, afirmou Alexandre Ramos.  

Angola, que está passando por um processo de reforma de seu setor elétrico e tem ambições relevantes de abrir seu mercado, ampliar o acesso da população à energia e expandir sua capacidade renovável, tem o Brasil como um importante aliado, especialmente no âmbito das trocas de conhecimento e experiências entre as duas partes.  

Nesse contexto, foi apresentado à comitiva a recém-lançada CCEE Academy, hub acadêmico e multiplicador de conhecimento. O projeto foi amplamente elogiado pelos visitantes internacionais, que manifestaram interesse em explorar possibilidades de cursos, intercâmbios internacionais e estágios. 

“Espero que toda a experiência acumulada e elos já construídos pela CCEE possam ser replicados no modelo angolano. Há espaço para integração das nossas instituições”, afirmou Arlindo Bota, Secretário de Estado para Energia de Angola. 

Ações como essa nos aproximam cada vez mais da visão 2030 da CCEE, de ser referência mundial na operação de mercados de energia, destacando-se pela excelência, inovação e satisfação do cliente. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias