
Notícias
BackoffiCCEE em foco: manutenção de ativos cresce 55% no último ano
CCEE investe em infraestrutura tecnológica, parcerias e simplificação dos processos para entregar eficiência para a operação dos agentes
Publicado em: 23/05/25 17:22 hs | Atualizado em 23/05/25 17:30 hs
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE acompanha a movimentação dos agentes na atualização dos parâmetros cadastrais de seus ativos, como entrada em operação em teste e comercial, alterações de garantia física e manutenção técnica. Estas atualizações caracterizam o serviço manutenção de ativos, que apresentou 55% de aumento de solicitações desde 2024.
Na terceira reportagem da série BackoffiCCEE em foco, você conhece um pouco mais dos números e aprimoramentos deste serviço.
A abertura de mercado, que vem abarcando cada vez mais agentes e consumidores, contribui constantemente para o aumento das solicitações realizadas nos ativos de consumo, assim como as adequações, ampliações ou entrada de novos empreendimentos de geração movimentam as solicitações relativas aos ativos de geração. Para se ter ideia, a média mensal de solicitações em 2023 era de 740 solicitações/mês, enquanto em 2024 foi de 1150, número que permanece no primeiro quadrimestre de 2025.
Outro dado relevante é o crescimento da atuação dos agentes na atualização dos parâmetros de seus ativos de geração mediante a publicação de atos regulatórios. Em 2022, 32% dos atos publicados eram operacionalizados pelos agentes, em 2023 esse número subiu para 68%, chegando a 81% em 2024. De janeiro a abril de 2025, a média mensal é de 68% de atos operacionalizados pelos próprios agentes, ação que evita a incidência de emolumentos, aplicados quando a operacionalização é realizada pela CCEE.
Evolução em curso
Atenta em promover soluções para alavancar a evolução do mercado em suas diferentes demandas, a CCEE investe em melhorias para simplificar processos e dar cada vez mais autonomia aos agentes.
Ao longo de 2024, a Câmara investiu em nova infraestrutura computacional que triplicou a capacidade de armazenamento e processamento de dados, ação que refletiu na entrega de sistemas para uso dos agentes com um tempo de resposta até dez vezes mais ágil. Outro exemplo, em um movimento pioneiro de inovação com o uso de machine learning, foi concluída primeira etapa de projeto com o uso de inteligência artificial na gestão de atos regulatórios, com impacto direto na agilidade e eficiência das operações. Além de trazer ganhos de qualidade ao substituir etapas manuais, a entrega libera os colaboradores para atuar nas crescentes demandas que contribuem para a evolução do mercado.
Está ainda em andamento o projeto para implantação da Resolução Normativa 1067/2023, que traz importantes mudanças nos procedimentos de declaração de operação em teste e comercial. Todo processo foi repensado pela CCEE, em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, sendo prevista integração automática entre os sistemas das instituições por meio de chave primária, o CEG. A solicitação para atualização do status de operação da usina será aberta automaticamente, aguardando o aceite ou recusa do agente. A vigência da nova regulamentação está inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025 e as informações relacionadas ao processo serão amplamente divulgadas.
Quer saber mais sobre outros serviços tratados na série BackoffiCCEE em Foco? Confira a matéria sobre alteração de propriedade (aqui) e alocação de geração própria (aqui) e fique ligado nas próximas.