Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

BackoffiCCEE em foco: Cargas beneficiadas pelo serviço de Alocação de Geração Própria triplicam em 2025

Somente do primeiro trimestre deste ano a média mensal de cargas chega a 2937

Publicado em: 16/05/25 14:20 hs | Atualizado em 16/05/25 16:41 hs

mão segurando planta

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE entende a importância do backoffice dos nossos agentes para o sucesso das atividades realizadas no mercado de energia, por isso investe em melhorias contínuas para garantir que todos os processos operacionais e regulatórios da comercialização funcionem corretamente. Nesta série “BackoffiCCEE em foco” vamos destacar serviços disponíveis, as melhorias e como todos os usuários podem se beneficiar.

O primeiro tema será a Alocação de Geração Própria – AGP. No primeiro trimestre deste ano, houve um crescimento exponencial da utilização deste serviço para atendimento de cargas visando o abatimento de encargos. Em média, 370 agentes utilizaram a AGP, com impacto em 1.640 cargas. Comparado ao primeiro trimestre de 2024, temos um crescimento de 77% no número de agentes e 202% na quantidade de cargas envolvidas.  

Para entender a representatividade deste serviço, no último mês contabilizado, o mecanismo movimentou o equivalente a 22% da energia comercializada no ambiente livre, elevação de cinco pontos percentuais em relação ao ano anterior. 

Melhorias no AGP

Para suportar esse crescimento, a CCEE tem investido em aprimoramentos para atender as demandas do mercado que utiliza a AGP. Dentre as melhorias disponibilizadas nos últimos meses está uma página no site da organização (www.ccee.org.br/mercado/agp) para centralização das informações do processo que reúne conceitos, infográfico com fluxo de ações, manual de orientações, links rápidos para regras e procedimentos, além de esclarecer as principais dúvidas em um FAQ.  

Em complemento à página, a Câmara de Comercialização disponibiliza, mensalmente, os relatórios AGP001 e AGP003 na DRI, plataforma de Divulgação de Resultados e Informações. Por eles, os agentes podem acompanhar os resultados das apurações e os dados dos débitos parciais permitindo uma melhor gestão do mecanismo.

Ainda para 2025, está em desenvolvimento uma melhoria com o objetivo de permitir a identificação de mais componentes utilizados no cálculo da regra, principalmente os contratos considerados na apuração dos resultados referente aos débitos anuais.  A ideia é trazer mais detalhamento e clareza ao processo. A previsão é para o segundo semestre deste ano.

Quer saber mais sobre os serviços backoffice? Fique ligado nas próximas matérias da BackoffiCCEE em foco
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias