Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Distribuição Geração

Últimos dias para você se inscrever para a Certificação de Operadores de Mercado

Realizada pela CCEE, em parceria com a FGV, edição deste ano será 100% online

Publicado em: 07/10/21 11:38 hs | Atualizado em 06/11/21 21:41 hs

Mãos anotando no calendário com notebook por perto

Interessados na edição de 2021 da Certificação de Operadores de Mercado terão até a próxima quarta-feira (13) para fazerem suas inscrições no processo. Não perca a chance de participar de um dos principais programas de reconhecimento dos profissionais que atuam no setor de comercialização de energia elétrica no Brasil e ter seus conhecimentos comprovados. Para fazer o seu cadastro, acesse: https://eventos.fgv.br/ccee-9o-exame-de-habilitacao.

Organizada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e o Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV CERI), a prova será realizada pela primeira vez, neste ano, em formato totalmente remoto, facilitando o acesso para pessoas de todo o país. O exame será aplicado no dia 24 de outubro, a partir das 8h.

Os testes serão disponibilizados por meio de uma plataforma digital, de fácil conexão e usabilidade simples. O candidato deverá estar conectado à Internet durante todo o período e será acompanhado ao vivo e a distância por meio de sistemas de áudio e vídeo. As informações sobre requisitos para as provas, modo de acesso e demais detalhes serão encaminhados aos inscritos pela FGV, entidade considerada o 5º melhor Think Tank mundial pelo Global Go To Think Tank 2019 Index da University of Pennsylvania.

O investimento necessário para inscrição no processo é de R$ 1.000,00. O diploma obtido tem validade por quatro anos. Após esse período, o interessado poderá realizar uma recertificação.

A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos profissionais do setor, em especial com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara. As provas serão divididas em três blocos com questões discursivas e objetivas. Os exames irão testar os conhecimentos dos participantes nos temas:

  • •Ambientes de Contratação de Energia;
  • •Formação de Preços de Curto Prazo;
  • •Formação de Preços no ACL e de Tarifas no ACR;
  • •Ambiente Regulatório e Institucional;
  • •Riscos em Energia: Identificação e Gestão.

 

Momento Capacita

Para quem quer se aprofundar nos estudos para a prova, a CCEE realiza nesta quinta-feira (07), das 10h às 11h, a segunda edição do Momento Capacita especial com dicas para a Certificação de Operadores de Mercado. A equipe de capacitação da entidade fará um apanhado de questões contidas nos testes de anos anteriores, apresentando as respostas, explicando as resoluções e detalhando quais módulos de regras e procedimentos ou quais cursos trazem maiores informações sobre o tema.

O encontro é aberto a todos, basta ter cadastro no Portal de Aprendizado da organização para acessar o link. Não é necessário fazer inscrição prévia. Ao entrar na página principal do site, clique na aba “Ao Vivo” e no botão “Acessar ao Vivo”. O usuário será redirecionado para uma sala do Zoom (sistema de videoconferência), em que poderá acompanhar o encontro e mandar dúvidas pelo chat.

Lançado em fevereiro deste ano, o Momento Capacita é o novo canal de aulas online da CCEE. Funciona como um Live de curta duração, sobre um tema relevante no momento, para que os alunos possam entender mais profundamente o assunto e tirar suas dúvidas.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias