Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Resultados, projeções e nova estratégia da CCEE são temas da reunião com agentes

Conselheiros destacam cinco temas prioritários e comentam entregas ao mercado

Publicado em: 01/04/22 09:51 hs | Atualizado em 01/04/22 09:57 hs

Capa da apresentação com título e a imagem da cidade de São Paulo

Retomada do consumo. Enfrentamento da escassez hídrica e o custo associado. Avanços na abertura e segurança de mercado. Os novos desafios da CCEE para os próximos anos e a revisão da sua estratégia organizacional. Todos estes assuntos foram apresentados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na I Reunião de Interação com os Agentes de 2022, realizada ontem (31/03). Confira apresentação completa.

Na abertura do encontro, o presidente do Conselho de Administração, Rui Altieri, ressaltou o sucesso no acordo para destravamento do GSF, que representou mais de R$ 10 bilhões liquidados em relação ao risco hidrológico de anos anteriores. Ao mesmo tempo, destacou a preocupação com o volume financeiro de R$ 1 bilhão que permanece sob efeito de liminares e que permanecem impactando o mercado.

Ao falar dos resultados do ano passado, Rui lembrou as medidas emergências para enfrentamento da escassez hídrica, que permitiram a recuperação dos reservatórios e o abastecimento de energia elétrica para a população. A preocupação é o custo que foi pago em encargo e o que será pago nos próximos anos, principalmente com energia de reserva proveniente do Procedimento Competitivo Simplificado. A apresentação também trouxe números do crescimento do mercado livre e a redução do mercado regulado.
 
A atuação da CCEE também foi marcada por aprimoramentos e novos serviços para melhorar a operação dos agentes. Em 2021, o mercado passou a contar com a Recontab Express, com o novo Portal de Aprendizado, com a migração de carga simplificada e com o novo site da instituição. Veja abaixo as principais entregas:


NOVA ESTRATÉGIA
Rui Altieri também comentou sobre a revisão da estratégia organizacional iniciada em 2021 e concluída no primeiro trimestre deste ano. Um trabalho conduzido com as consultorias PSR e Macroplan, que auxiliam na identificação de tendências do mercado e como a CCEE pode atuar nos próximos anos. Com sete pilares estratégicos e uma série de objetivos, a instituição apresentou seu propósito e sua nova visão de longo prazo.


TEMAS ESTRATÉGICOS
Além de olhar para o futuro, a CCEE direciona esforços para questões de curto prazo. Para obter resultados positivos e eficiência no tratamento de assuntos primordiais para desenvolvimento do mercado, anualmente são elencados os temas estratégicos. Em 2022, serão cinco iniciativas lideradas cada uma por um conselheiro, que deram um breve overview sobre as ações previstas. (1) Segurança de Mercado com Roseane Santos; (2) Abertura de Mercado com Marcelo Loureiro; (3) Formação de Preço com Talita Porto; (4) Modernização do Mercado Regulado com Marco Delgado; (5) Certificação de Energia com Rui Altieri.

OUTROS ASSUNTOS
A conselheira Roseane Santos comentou sobre as demonstrações financeiras referentes ao período de 2021. Em uma breve visão executiva das contas, ela destacou a aprovação pela Auditoria Independente e pelo Conselho Fiscal. Ao final, a gerente executiva de governança institucional, Katia Franco, apresentou um estudo sobre a mudança de abordagem na asseguração do CliqCCEE, uma iniciativa que visa redução orçamentária com manutenção da qualidade do serviço.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias