
Notícias
Protagonismo: CCEE apresenta bandeiras da instituição em evento com ministro e mercado financeiro
Alexandre Ramos destacou a segurança de mercado e a certificação de hidrogênio
Publicado em: 28/07/23 14:26 hs | Atualizado em 28/07/23 14:30 hs
Para desenvolver mercados de energia é preciso atrair investimentos. E com este objetivo, a CCEE apoiou o Ministério de Minas e Energia na realização de um evento com representantes das principais instituições financeiras do Brasil. O Conexão MME Investidores foi um encontro com cerca de 60 analistas do mercado financeiro, e a Câmara de Comercialização marcou presença apresentando suas pautas para evolução do mercado.
Realizado em São Paulo, o evento contou com a participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do secretário-executivo do MME, Efrain Cruz; do secretário nacional de energia elétrica, Gentil Nogueira; do secretário nacional de transição energética e planejamento, Thiago Barral; do diretor do departamento de combustíveis derivados do petróleo, Renato Cabral. As lideranças do ministério apresentaram as principais iniciativas do governo para os próximos anos e tiraram dúvidas do público presente.
“O Brasil está vivendo um momento espetacular do ponto de vista das suas oportunidades, pelas suas potencialidades naturais, pela estabilidade social e política, respeito aos contratos, pela sua segurança regulatória”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
A CCEE foi representada pelo presidente do CAd, Alexandre Ramos, que transmitiu confiança aos investidores sobre o mercado de energia. Em sua fala, o executivo pontuou o esforço da CCEE em robustecer a segurança de mercado e dar tranquilidade aos empresários sobre a confiabilidade do setor.
Ramos também evidenciou a importância da transição energética para desenvolvimento do Brasil e a atuação da CCEE na diversificação da matriz e construção do mercado de hidrogênio de baixo carbono.
“Quanto às ações da CCEE, vamos sempre atuar para fortalecer e aprimorar nossa governança, para assegurar a segurança das operações do mercado de energia elétrica, para criar condições para atração de novos investimentos, para combater às alterações climáticas e para oferecer energia limpa e acessível para a sociedade brasileira”, ressaltou em seu discurso aos participantes.
Após duas horas de encontro, os participantes deixaram o hotel com a certeza de que as pautas do mercado estão na agenda do Ministério de Minas e Energia, o que sinaliza um cenário promissor para os investimentos, e ressaltaram a importância de ações que aproximem o setor elétrico do mercado financeiro.