Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Indústria do aço e alumínio freia demanda por energia, enquanto Celulose cresce com exportações

Uma das principais causas desse cenário é a perda de valor de venda do aço no mercado internacional, especialmente na China, que enfrenta uma nova onda de casos de COVID-19

Publicado em: 21/06/22 14:28 hs | Atualizado em 21/06/22 14:34 hs

Imagem mostra braços robóticos em uma linha de produção industrial

Dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE mostram recuos no consumo de energia elétrica em subsetores do ramo de metalurgia e produtos de metal no mês de maio, em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado do segmento de produção de ferroligas caiu 2,4%, a indústria fabricante de laminados planos de aço apresentou redução de 1,9%, enquanto a categoria de beneficiamento do alumínio e suas ligas registrou uma queda de 0,5%.

Na avaliação da CCEE, uma das principais causas desse cenário é a perda de valor de venda do aço no mercado internacional, especialmente na China, que enfrenta uma nova onda de casos de COVID-19. Outro fator é o conflito entre Rússia e Ucrânia, que tem pressionado prazos da logística internacional, encarecendo produtos e provocando atrasos na entrega programada.

A demanda do mercado internacional por celulose brasileira, por outro lado, continua mantendo a produção da indústria de Madeira, Papel e Celulose na capacidade máxima no país, impulsionada pelos gargalos logísticos provocados pelo fechamento dos portos da Ucrânia e sanções econômicas contra a Rússia.

Em relação ao mesmo período do ano passado, dados prévios da CCEE mostram uma escalada no consumo de energia elétrica no subsetor de celulose e fabricação de papel, com aumentos de 10% em fevereiro, 16% em março, 20% em abril e 30% em maio. Nos últimos quatro meses de alta, as indústrias em São Paulo, Paraná e Santa Catarina foram responsáveis por 82% dos 1.544 megawatts médios consumidos pelo ramo.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias