Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE recebe nota favorável de 92% entre os líderes do mercado de energia

Em pesquisa de imagem, organização aparece caracterizada como competente, séria e transparente

Publicado em: 05/10/22 14:17 hs | Atualizado em 05/10/22 14:32 hs

A imagem mostra o torso de um homem vestido com camisa branca e gravata preta. Ele está sentado em frente a uma mesa na qual é possível ver três dados de madeira, cada um com uma expressão facial, triste, neutra e feliz.

Competente, séria, transparente, confiável e proativa. Estas são as principais características que definem a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE segundo os respondentes da edição 2022 de sua Pesquisa de Imagem e Reputação. A organização atua de forma ética para 89% dos participantes, 83% concordam que possui profissionais com competência técnica e 77% avaliam que transmite credibilidade. De forma geral, cerca de 92% das pessoas deram nota sete ou superior para o desempenho da entidade, resultado quatro pontos porcentuais maior do que em 2019.

Ao todo, 105 representantes e líderes do setor foram ouvidos, entre agentes, jornalistas e influenciadores, consultores, diretores e secretários de instituições, presidentes de associações e analistas do mercado financeiro. Eles foram entrevistados de forma direta ou por formulário entre os meses de maio, junho e julho deste ano, com o apoio do Instituto Marca e Reputação – IMR.

“O resultado nos deixa muito orgulhosos e reflete bem como o mercado vê a CCEE hoje. Por outro lado, também nos indica caminhos para a melhoria dos serviços que oferecemos e vamos continuar trabalhando para sermos cada vez mais ágeis, inovadores e atentos às necessidades de nossos agentes e demais partes interessadas”, avalia Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da Câmara.

Um dos principais pontos de atenção levantados pela pesquisa é a incerteza sobre o futuro do setor após a abertura do ambiente livre para consumidores de menor porte, bem como sobre o papel que a organização terá nesse novo cenário. A burocracia dos processos, a necessidade de um maior dinamismo e o modelo atual de governança foram citados como questões que podem ser aprimoradas para que a entidade possa atender de forma mais eficiente as demandas após a liberalização.

“Estamos estudando com muita atenção as opiniões dos participantes e queremos deixar claro para todos que seguiremos em busca de nos tornamos referência nacional e internacional, mas sem nunca perder de vista nossa atuação em prol da contabilização e liquidação do mercado”, comenta Altieri. O estudo deixa claro que 76% os respondentes já consideram a CCEE uma protagonista, sobretudo em temas como segurança financeira e a abertura do segmento livre.

A pesquisa de imagem e reputação é realizada a cada três anos, desde 2010, e seus resultados norteiam as estratégias da Câmara de Comercialização.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias