Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE lança painel com resultados sombra do PLD considerando melhorias propostas pela CPAMP

Ferramenta tem como objetivo auxiliar agentes em suas análises e estimativas para 2023

Publicado em: 19/09/22 09:54 hs | Atualizado em 19/09/22 10:04 hs

Imagem composta por uma mão feminina, uma lâmpada e gráficos em destaque

Comprometida com a entrega de serviços que facilitem a operação dos seus agentes, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE lança nesta sexta-feira (16) mais uma ferramenta para auxiliar em análises relacionadas aos preços do mercado de curto prazo.

A organização disponibiliza em seu portal um novo painel em que é possível visualizar quais seriam os valores do Preço de Liquidação das Diferenças – PLD ao longo de 2022 caso já estivessem em vigor os aprimoramentos aprovados pela Comissão Permanente para Análise de Metodologias e Programas Computacionais do Setor Elétrico – CPAMP nos modelos computacionais para entrada em uso oficial a partir de janeiro de 2023. Nele, o usuário também pode comparar o período sombra com os resultados oficiais divulgados diariamente.

Além de ter uma visão dos dados em gráficos interativos, no formato Tableau, o agente tem a opção de fazer o download das informações em planilhas, para incorporá-las em seus próprios estudos. Para encontrar a novidade, acesse: https://www.ccee.org.br/precos/painel-precos. Na página, basta clicar na opção “sombra” dentro do painel de históricos.

Em abril, a CPAMP aprovou a implementação, a partir de janeiro de 2023, de uma série de melhorias nos cálculos dos preços do setor, aplicáveis para os modelos NEWAVE e DECOMP. Entre os principais aprimoramentos, podemos citar:

•    O uso da metodologia PAR(p)-A para geração de cenários hidrológicos;

•    A alteração do critério de parada do NEWAVE;

•    Calibração dos parâmetros de aversão ao risco CVaR;

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias