Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE anuncia novidades para o Portal de Aprendizado em 2022

Plataforma segue avançando e apresenta novidades que chegam em 2022

Publicado em: 25/02/22 14:33 hs | Atualizado em 25/02/22 14:51 hs

Mulher sentada na calçada utiliza um laptop. Imagem traz a logo do Portal de Capacitação e o selo de

Ainda em comemoração ao 1º ano do Novo Portal de Aprendizado, confira as novidades previstas para 2022 na plataforma:



Salas híbridas

Com a consolidação das aulas virtuais durante a pandemia, a área de Capacitação da CCEE implementou diversas melhorias que possibilitaram aos estudantes o aprimoramento da experiência de aprendizado no Portal de Aprendizado da organização. Em 2022, uma das novidades serão as Salas Híbridas, que permitirão aos estudantes uma melhor gestão do tempo de aprendizado. 

Agora, a carga horária de alguns cursos será dividida em duas modalidades. No primeiro estágio, serão disponibilizadas as aulas teóricas, onde será possível o aprendizado técnico conceitual por meio de videoaulas, podendo tirar dúvidas enviando mensagens nas próprias aulas assistidas. Os estudantes terão um prazo para consolidação dessa etapa do curso, sendo possível estudar todos os tópicos referentes à disciplina e se preparar para o segundo momento.

No segundo estágio, os estudantes terão um encontro ao vivo com os instrutores, onde serão realizadas as dinâmicas referentes ao curso. Nesse momento, além de tirar possíveis dúvidas que tenham surgido durante a fase de estudo conceitual, será possível uma troca mais consolidada com estudos de caso, exercícios práticos e aprendizado coletivo.

A ideia é que as Salas Híbridas permitam dinamizar o processo de aprendizado, facilitando a organização do horário de estudo de acordo com a melhor possibilidade de agenda de quem está fazendo o processo de formação. Ao disponibilizar o curso em duas etapas, a CCEE possibilita ainda que o estudante possa aprimorar o conhecimento por meio da criticidade desenvolvida ao longo do aprendizado autônomo – realizado na primeira etapa do curso, enriquecendo as trocas do momento ao vivo, onde serão levadas as dúvidas e aprendidos os conceitos na prática. 

A primeira Sala Híbrida será disponibilizada para o curso CliqCCEE – Gestão de Contratos no ACL, a partir de março.

Avaliação por trilha

Em 2022, os cursos do Portal de Aprendizado passarão por uma reformulação no método de avaliação de conhecimento, que hoje consiste em uma prova ao fim do curso, para obtenção do certificado. Com a mudança, serão implementadas avaliações por trilha, possibilitando o teste de conhecimento em cada uma das trilhas de conhecimento da formação. 

Com a mudança, que será implementada primeiramente nas trilhas iniciais do Portal de Aprendizado, como: Primeiros Passos no Setor Elétrico e na CCEE e Primeiros Passos do Consumidor Livre na CCEE, os estudantes poderão aprimorar a experiência de aprendizado, verificando a absorção das habilidades ainda dentro do processo de construção do conhecimento, evitando também um momento de teste único, ao fim de cada curso.

A avaliação por trilha começará a ser implementada  em março de 2022.

Salas virtuais com Ambiente de Treinamento

Uma das mais importantes ferramentas de aprendizado para os Agentes, o Ambiente de Treinamento da CCEE possibilita o teste, em ambiente controlado, das funcionalidades disponíveis para o gerenciamento de informações em sistemas como o CLiqCCEE e DRI – Consulta Dinâmica. 

Agora, a partir de um trabalho conjunto entre os times de Capacitação e Tecnologia da organização, os agentes terão a possibilidade de utilizar o ambiente de forma remota, no que será uma importante facilidade para o treinamento de equipes e melhoria logística dos processos. 

O objetivo da CCEE com a implementação do novo Ambiente de Treinamento é oferecer ao agente conhecimento, com a facilidade operacional que as aulas remotas estão oferecendo na passagem de conhecimento sobre a operacionalização do setor. 

Com implementação prevista para o mês de março, a facilidade estará disponível para todos os agentes conforme treinamentos agendados pela CCEE.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias