PLD

A CCEE calcula o Preço da Liquidação das Diferenças (PLD) diariamente para cada hora do dia seguinte com base no Custo Marginal de Operação (CMO), considerando a aplicação dos limites máximos (horário e estrutural) e mínimo vigentes para cada período de apuração e para cada submercado. 

Nesta seção, você acompanha as análises sobre o cálculo realizados, as projeções e avaliações de fatores que impactam a formação do preço.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicador de Conteúdos e Mídias

InfoPLD

O InfoPLD é um boletim publicado todas as semanas em nosso site com uma análise detalhada dos fatores que influenciaram a formação do PLD. O informativo traz ainda estimativas dos Encargos de Serviços do Sistema – ESS e do fator de ajuste do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).

Para ler o último InfoPLD ou consultar o histórico do boletim, basta clicar nos botões abaixo!

Publicador de Conteúdos e Mídias

ENCONTRO PLD

O Encontro PLD é uma apresentação quinzenal com análises e previsões da CCEE para os fatores que compõem o preço e seus rebatimentos. Neste material você acompanha as condições energéticas do último mês, o cenário hidrometerológico e a projeção do PLD para os próximos 15 meses, entre outras informações.

Para ler o último material ou consultar o histórico do boletim, basta clicar nos botões abaixo!

Data de publicação: 01/01/1970

Publicador de Conteúdos e Mídias

INFORMA CCEE

O InformaCCEE é um boletim com dados do mercado. O informativo traz o comportamento diário dos principais fatores que influenciam o PLD. Além disso, ele atualiza diversas projeções para um período futuro de até 14 meses. O InformaCCEE é disponibilizado de segunda a quinta às 12h e nas sextas-feiras às 17h.

Para ler o último InformaCCEE ou consultar o histórico do boletim, basta clicar nos botões abaixo!

Data de publicação: 01/01/1970

SIMULADOR PLD

A ferramenta possibilita que os usuários comparem a média mensal do PLD horário nos submercados e o perfil de consumo de empresas de cada ramo de atividade do mercado livre diante do preço. É possível simular os impactos financeiros do perfil de contratação na contabilização de cada segmento econômico, podendo ser visualizada a interferência da modulação contratual na exposição de um grupo de consumidores no Mercado de Curto Prazo.

Por fim, os usuários podem visualizar o valor financeiro unitário da energia exposta ao MCP, sendo a média do período analisado. Um gráfico em barras apresenta o valor por MWh para cada mês selecionado na simulação.