
Notícias
Parentalidade: CCEE aposta na valorização de mães e pais para um ambiente mais saudável
Colaboradora da Câmara passou por processo seletivo e foi promovida a gerente após a licença maternidade. Benefícios se estendem igualmente para adotantes, LGBTQs, e outros parentescos com responsabilidade parental
Publicado em: 07/07/25 15:04 hs | Atualizado em 08/07/25 15:17 hs
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica- CCEE viu na valorização da carreira dos colaboradores que são mães e pais, uma forma de construir um ambiente mais saudável e produtivo, ao contrário da crença de que a parentalidade é prejudicial à vida profissional. A organização notou que a valorização dos laços familiares traz benefícios como o aprimoramento das habilidades sociais e a melhora da motivação, além de contribuir com uma maior retenção dos talentos da casa.
Atenta às questões socioemocionais dos colaboradores e colaboradoras, a organização oferece diversos benefícios como a licença parental estendida, o auxílio creche e um programa voltado ao cuidado com as gestantes, o que inclui o acolhimento de retorno ao trabalho, iniciativas que contribuem para motivar e reter esses colaboradores.
“Com a valorização da parentalidade, aproveitamos também para reforçar nossa política de diversidade. Por aqui, usamos a expressão 1º e 2º cuidador, pois benefícios como a licença valem igualmente para adotantes, LGBTs, e outros níveis de parentesco que possuem essa responsabilidade”, explica Tiago Hayashida, Gerente Executivo de Finanças e Gestão de Pessoas da CCEE. O executivo lembra ainda que benefícios como vale refeição e alimentação continuam valendo durante o recesso parental.
Na contramão do mercado, que tem trazido de volta os funcionários ao trabalho presencial, a Câmara, que mantém o regime de trabalho híbrido, possibilita que colaboradores, homens e mulheres, sendo primeiro e segundo cuidador de filhos com até um ano de idade ou responsáveis de filhos especiais, mantenham o trabalho 100% home office. Essa possibilidade foi utilizada pelo colaborador André Teixeira, que voltou recentemente ao trabalho híbrido, após seu filho completar um ano.
“O apoio da CCEE foi muito importante para eu ficar o maior tempo possível com o filhote nesse primeiro ano, principalmente para cuidar do Bento junto a Gabi (esposa), dividindo as responsabilidades” e ainda destacou como o tempo de qualidade faz a diferença “o primeiro ano é maravilhoso, cheio de descobertas todos os dias, então poder acordar com o meu filho e colocá-lo para dormir todos os dias fez toda a diferença para minha família”.
Os benefícios de valorizar a parentalidade são comprovados. Segundo a pesquisa Think Work | Parentalidade no Mercado de Trabalho, que ouviu mais de 200 profissionais sobre cuidado parental e vida profissional, sete em cada dez entrevistados com filhos relataram terem se tornado pessoas mais comprometidas e empenhadas profissionalmente depois de se tornarem mães, pais ou assumirem os cuidados de uma criança.
Além disso, cerca de 80% dos profissionais ouvidos revelaram que ter filhos os ajudou no desenvolvimento de pelo menos 16 habilidades socioemocionais, como por exemplo,
resiliência, resolução de conflitos, e até a capacidade para ser multitarefas. Já três em cada cinco profissionais que planejam ter mais filhos ou estrear na parentalidade afirmam que os incentivos parentais são importantes na decisão de permanecer em um emprego, segundo a pesquisa.
Atenta a essa questão, a CCEE aposta na ascensão interna desses colaboradores, ao contrário de muitas empresas que deixam estagnada a carreira de mulheres que são mães, por exemplo. Recentemente, em processo seletivo interno para uma posição gerencial, participaram do processo sete mulheres e um homem. A posição foi conquistada por uma colaboradora que assumiu o cargo após a licença maternidade.
“Entrei na CCEE como júnior, passei por diversas áreas e, durante muito tempo, colegas e líderes me incentivaram a me desenvolver para o cargo de gerente. E a promoção veio na hora mais improvável”, conta Juliany Paiva ao revelar que a maternidade lhe deu coragem para enfrentar o desafio. Além da promoção, a colaboradora participa do programa interno de apoio e acolhimento às gestantes que retornam da licença parental.
A CCEE ainda disponibiliza atendimento de assistência social, que dá suporte para pais e mães em diferentes momentos, como acompanhamento no retorno ao trabalho, estratégias para conciliar carreira e família, acolhimento para quem enfrenta desafios nessa transição, suporte psicológico e emocional, além de atendimento para lidar com questões como estresse, sobrecarga e adaptação às novas responsabilidades.
Criança no escritório
A Câmara também costuma organizar eventos com a participação dos pequenos sob os cuidados dos colaboradores. Em outubro, a organização abre as portas de seu escritório para que os pequenos tenham um dia de atividades lúdicas ao lado de seus familiares, em comemoração ao mês das crianças.
“A proximidade das famílias dos colaboradores é muito importante, pois fortalece os laços de confiança entre as partes e promove o bem-estar da nossa equipe”, comenta Hayashida. Ele finaliza explicando que a organização também faz parte da vida desses núcleos familiares e que a visita no escritório permite que eles conheçam mais de perto a realidade de seus entes queridos, fortalecendo os laços familiares e promovendo bem-estar corporativo.