Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Evento lança projeto Evolução das Operações do Mercado de Energia

Trabalho será conduzido em parceria com o consórcio de consultorias formado pela MRC Consultants, Siglasul e VoltRobotics, contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME)

Publicado em: 29/11/23 17:38 hs | Atualizado em 29/11/23 17:54 hs

Logos da CCEE, do MME e do BID

Em uma iniciativa pioneira na América Latina e Caribe, a CCEE realizou na última sexta-feira (24) o kick-off do projeto “Evolução das Operações do Mercado de Energia”. O trabalho será conduzido em parceria com o consórcio de consultorias formado pela MRC Consultants, Siglasul e VoltRobotics, contratado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sob coordenação do Ministério de Minas e Energia (MME).

“Estamos diante de um ponto de inflexão, de iminente abertura do mercado. Ao longo do tempo temos aprimorado nossos serviços e, obrigatoriamente, teremos que avançar sempre em busca de processos mais simples, ágeis e seguros e instrumentos que reflitam da melhor forma as necessidades dos agentes e atenda à regulamentação do setor”, destacou o presidente do Conselho de Administração, Alexandre Ramos , na abertura do encontro.

Para desenvolver o projeto, que visa preparar a Câmara para os desafios futuros do mercado, as consultorias dividiram o plano de trabalho em quatro grandes etapas: diagnóstico; benchmarking internacional e visão de futuro; roadmap de ações; sumário executivo.

No primeiro momento, será realizado o mapeamento de stakeholders que possam contribuir com uma visão institucional e setorial, como órgãos do setor elétrico, agentes, bancos, câmaras arbitrais e colaboradores. Na sequência, as pessoas identificadas serão entrevistadas, apresentando suas percepções sobre os trabalhos da CCEE.

“Neste diagnóstico serão encontradas muitas fortalezas. As liquidações do mercado são conduzidas pela CCEE há 20 anos com muita segurança e sem ocorrências graves. Também aparecerão alguns potenciais de melhorias. É uma instituição com profissionais capacitados e que se fortalecerá ainda mais ao planejar o futuro”, destacou Fernando Colli, secretário executivo-adjunto do MME.

O projeto analisará também experiências internacionais de países que passaram pelo processo de abertura de mercado e que enfrentam os desafios da transição energética, com a ascensão de novas tecnologias. A partir do levantamento de todas as visões será construída uma visão de futuro, com seis dimensões pré-estabelecidas, conforme imagem abaixo:

Por fim, será traçado um roadmap com ações que serão realizadas até 2030, explicando qual o objetivo da execução, quando e como deverão ser promovidas, considerando as possíveis barreiras que surgirão no caminho.

“É uma construção conjunta de um plano estratégico com medidas de curto, médio e longo prazo para o funcionamento do mercado elétrico do futuro. É a primeira vez que uma instituição planeja o futuro do mercado e qual o papel que desempenhará, permitindo adaptar-se ao novo contexto”, ressaltou Carlos Echevarria, líder em energia do BID.

Organização interna

Além do trabalho conduzido pelas consultorias, a CCEE organizou uma força tarefa interna que será liderada por Luciana Lisboa, gerente executiva de Leilões e Mercado Regulado, e Marcelo Molina, gerente executivo de Arquitetura, Desenvolvimento e Operação, que acompanhará de perto as ações propostas e a viabilidade de aplicação.

“A evolução das operações já é um tema estratégico da CCEE. Já fizemos alguns diagnósticos e algumas percepções que contribuirão com o projeto. Já trabalhamos na mudança da visão de processos para uma visão de serviços com foco nos clientes, uma percepção mais moderna. A iniciativa lançada hoje faz parte deste tema que consideramos desafiador”, ressaltou o conselheiro Marcelo Loureiro.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias