comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento

CO – Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE: Simulação nesta segunda-feira (17), às 14h

042/22 - Publicado em: 17/01/22 11:38 hs | Atualizado em 12/08/22 11:40 hs

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizará nesta segunda-feira (17), a partir das 14h, a simulação do Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE de Janeiro/22, destinada à preparação do mercado para o processamento oficial, marcado para o dia 25 de janeiro.

Na oportunidade, os agentes poderão se familiarizar com as funcionalidades do sistema, bem como conferir os acessos e permissões dos logins de usuário e demais dados importantes para a operação.

Assim, é importante que aqueles que queiram comprar energia pelo MVE participem da simulação, não apenas como treinamento, mas também para que consultem sua situação de elegibilidade prévia e, eventualmente, tenham tempo de regularizar possíveis pendências. Importante destacar que o status de elegibilidade dos compradores disponibilizado hoje pode não ser o mesmo do processamento oficial, pois a verificação será realizada novamente pela CCEE no dia 24/01/2022, dia útil anterior ao início das negociações.

A Câmara de Comercialização recomenda que os usuários (logins) que efetivamente cadastrarão os lances acessem o sistema durante a simulação, testem suas permissões, e se assegurem de que seus cadastros estão adequados para a operação no dia 25 de janeiro.

A simulação ocorrerá em duas etapas, com períodos de vinte e cinco minutos para envio de lances pelos agentes. A figura abaixo apresenta o encadeamento de execução e horários programados das etapas, bem como os produtos que cada uma irá ofertar.

 

Figura 1 - Simulação do MVE jan/22

Assim como ocorrerá no processamento oficial, na simulação também será possível o envio de ofertas por meio de preenchimento de formulário eletrônico diretamente das telas do MVE ou por meio de importação de planilha padrão disponibilizada pela CCEE.

Utilize o modelo de planilha padrão linkado neste comunicado.

Vale reforçar que, conforme a Resolução Normativa Aneel nº 951/2021, aprovada na 44ª Reunião Pública Ordinária da Diretoria de 2021, da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, os produtos mensais e plurianuais previstos na Resolução Normativa Aneel nº 904/2020 não serão ofertados neste processamento de janeiro de 2022, devido às indefinições dos respectivos critérios de repasse tarifário do Módulo 4 do Proret.

Os usuários poderão acessar o sistema pelo Ambiente de Operações (efetuar login) > Sistema MVE. Lembramos que, para submeter lances, o usuário deve possuir permissões de edição no CliqCCEE.

A Câmara de Comercialização recomenda aos participantes utilizarem o navegador web Google Chrome para acesso ao sistema do MVE.

Capacitação 

Os agentes interessados em conhecer mais sobre os conceitos e regramentos do MVE para participação na simulação, bem como no processamento oficial, podem acessar o vídeo de capacitação específico que está disponível no Portal de Aprendizado

A CCEE também disponibilizará um canal de contato direto para esclarecimentos de dúvidas dos agentes durante a simulação e rodadas oficiais, pelo telefone (11) 3175-6430 e e-mail: mve@ccee.org.br.

Limites de venda

Importante destacar ainda que, no dia da simulação, os dados de limites de venda que serão exibidos nas telas do sistema serão fictícios.

Mais informações disponíveis nos comunicados CO 013/22.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias