comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE): Simulação nesta quarta-feira (22), às 14h

244/23 - Publicado em: 22/03/23 10:27 hs | Atualizado em 22/03/23 10:36 hs

Nesta quarta-feira (22), será realizada a rodada de simulação do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE) de março de 2023, a partir das 14h. O evento tem a finalidade de preparar o mercado para o processamento oficial, que ocorre no dia 27 de março.  

Na simulação do MVE, os agentes poderão se familiarizar com as funcionalidades do sistema, bem como conferir os acessos dos logins de usuário e demais dados importantes para o processamento oficial.

Recomenda-se que os agentes interessados em negociar energia no MVE participem da simulação, para se familiarizarem com o sistema e para consultar a situação de elegibilidade prévia, de modo a identificar e regularizar eventuais pendências.

A CCEE ressalta também a importância de que os usuários (logins) que irão efetivamente submeter lances no sistema participem da simulação, para fins de teste de acesso e validação de infraestrutura, de modo a assegurar uma operação sem intempéries no dia 27 de março. 

Tendo em vista a publicação, pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel, da Resolução Normativa nº 1.046/2022, a CCEE menciona que os produtos de vigência mensal passaram a ser ofertados no MVE no processamento de dezembro de 2022. Os produtos plurianuais, por sua vez, seguem suspensos, uma vez que estão condicionados à implementação dos sistemas para a operacionalização das garantias financeiras. A REN nº 1.046/2022 aprova o Submódulo 4.3 dos Procedimentos de Regulação Tarifária - PRORET e consequentemente regulamenta os critérios de repasse tarifário dos produtos mensais e plurianuais previstos na REN-ANEEL nº 1.009/2022.

De forma complementar, em relação a REN-ANEEL nº 1.015/2022, informamos que não serão exigidos aportes de garantias financeiras para participação e fiel cumprimento neste processamento do mecanismo, pois, conforme já mencionado, a CCEE segue em processo de implementação dos sistemas necessários. Reforçamos que os agentes serão notificados com antecedência, via comunicado, quando a regra entrar em vigor.

A tabela 1 apresenta o encadeamento de execução e horários programados das etapas, bem como os produtos que cada uma irá ofertar.

Tabela 1: Rodada de simulação do MVE – março de 2023

Atenção!
Os produtos mensais que serão negociados em uma mesma etapa estão segmentados pelo início da vigência, conforme indicado na nomenclatura, em visualização “carrossel”. Desta forma os participantes poderão navegar pelos produtos e submeter a oferta, seguindo a mesma dinâmica praticada atualmente no mecanismo.

Assim como ocorrerá no processamento oficial, na simulação também será possível o envio de ofertas por meio de preenchimento de formulário eletrônico diretamente nas telas do MVE, ou por meio de importação de planilha padrão disponibilizada pela CCEE. Utilize o modelo de planilha disponível neste link.

Os interessados devem acessar o sistema pelo Portal CCEE > Ambiente de Operações > Sistema MVE. 

A Câmara de Comercialização recomenda aos participantes utilizarem o navegador web Google Chrome para acesso ao sistema do MVE.

Capacitação 
Os agentes interessados em conhecer mais sobre os conceitos e regramentos do MVE para participação na simulação, bem como no processamento oficial, podem acessar o vídeo de capacitação específico sobre o MVE que está disponível no Portal de Aprendizado

A CCEE também disponibilizará o contato direto para esclarecimentos de dúvidas dos agentes durante a simulação e rodada oficial de negociações que, conforme divulgado através do CO 221/23, será através do novo telefone (11) 5043-1485 e e-mail: mve@ccee.org.br.

Limites de venda
Importante destacar ainda que, no dia da simulação, os dados de limites de venda exibidos em tela serão fictícios.

Divulgação dos resultados
A CCEE reforça que, a partir deste processamento de março/2023, a divulgação dos resultados do Mecanismo de Venda de Excedentes passará a ocorrer através do boletim InfoMVE disponibilizado no site da CCEE. Para acessar:

Site CCEE > Dados e Análises > MVE > MVE – Negociação > Acessar painel 

Para conhecer melhor o novo painel de divulgação dos resultados acesse, no Portal de Aprendizado, o Momento Capacita #50, que apresenta na prática instruções de navegação e sugestões de uso.

Mais informações disponíveis no comunicado CO 202/23, 221/23, 236/23.
 
Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias