Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mercado

CCEE participa da 26º edição do SNTPEE e tem colaborador premiado 

Evento reuniu lideranças do setor elétrico brasileiro em debates sobre aprimoramentos e melhores práticas do mercado

Publicado em: 19/05/22 12:02 hs | Atualizado em 19/05/22 12:26 hs

Imagem destaque com o colaborador Bruno Apolinário segurando o certificado da premiação e o fundo representando a Lapa, no Rio de Janeiro

Nesta semana, entre os dias 15 e 18/05, ocorreu a 26ª edição do Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), um dos eventos mais importantes para discussões técnicas do setor elétrico brasileiro. Mais uma vez, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) esteve representada no encontro, com a apresentação de trabalhos e composição de rodadas de debate. 


                                                                             Plenária de abertura 26º SNPTEE – Rui Altieri (ponta direita)
A plenária de abertura contou com a participação de autoridades e lideranças do setor. Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, integrou a mesa durante a cerimônia realizada para cerca de dois mil convidados.

No evento, foram levantadas diversas discussões sobre normativos e operações realizadas no setor em todo o País, o objetivo é fomentar melhorias e reconhecer as melhores práticas do mercado. Nesses fóruns, sete colaboradores apresentaram trabalhos desenvolvidos em prol do desenvolvimento do setor elétrico (abaixo listagem).

“Participamos do SNPTEE para contribuir com a evolução do setor, apresentando sugestões de melhorias aos normativos vigentes visando possibilitar o crescimento do mercado de forma segura e sustentável”, comentou Cinthia Pereira – colaboradora da área Regulatória da CCEE. Cinthia realizou apresentação no evento com o trabalho “Diagnóstico e proposta de aprimoramentos do programa piloto de resposta da demanda”, coescrito com Luiz Pazzini, também colaborador da área Regulatória.

Premiação

Nesta quarta-feira (18), ao fim do encontro, também foram premiados os principais trabalhos em cada grupo de trabalho desenvolvido no evento. O colaborador Bruno Apolinário, da área de Comercialização de Energia, teve seu trabalho reconhecido como destaque na categoria Comercialização, Economia e Regulação do Mercado de Energia Elétrica. O material "Uso de redes complexas para a avaliação de riscos de exposição na comercialização de energia elétrica", foi construído durante o mestrado em Modelagem de Sistemas Complexos, cursado pelo Bruno na Universidade de São Paulo (USP). Com o objetivo de tentar solucionar um problema da área de Monitoramento da organização, Bruno utilizou como case sua atividade diária na CCEE.

“Meu trabalho teve como premissa estudar de que forma a CCEE poderia auxiliar os agentes, com praticidade e eficiência, a terem maior transparência e percepção do risco máximo de exposição financeira que estão inseridos em um determinado momento para que não ocorra alegação de desconhecimento sobre o risco sistêmico. Em linhas gerais, é uma proposta de melhoria para a Calculadora CVaR (lançada pela CCEE em 2018), comenta Bruno. 

A conquista do reconhecimento é, também, uma superação para Bruno, que, ao longo do seu Mestrado, viveu desafios acadêmicos e em sua vida pessoal. “Fiquei surpreso com a premiação pois todos os trabalhos foram de alto nível. Sou imensamente grato aos colegas da CCEE, pelo incentivo que me deram a continuar o trabalho em um momento em que quase desisti – durante o Mestrado, que resultou no trabalho, perdi minha mãe, avó e um grande amigo, isso me abalou profundamente. Busquei apoio profissional, inclusive cursei uma formação em neurociência e psicologia positiva com o objetivo de entender as reações físicas que tive. O apoio da minha família e da CCEE fizeram a diferença nesse processo e o evento do SNPTEE representa o fim desse ciclo, onde tive grande alegria por ter o trabalho selecionado e, ao fim, premiado com a primeira colocação”, finalizou Bruno. 

A CCEE parabeniza Bruno e todos os colaboradores que contribuíram com o desenvolvimento de conhecimento para o setor elétrico durante o SNPTEE 2022. Ao todo, 15 colaboradores participaram com trabalhos no evento por meio de coautoria e apresentação.


 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias