
Notícias
CCEE disponibiliza nova plataforma de coleta de dados de medição de energia
Entrega, que faz parte do projeto SCDE 2.0, aumenta eficiência das coletas ativas
Publicado em: 13/04/15 14:00 hs | Atualizado em 09/10/21 07:20 hs
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica colocou em operação neste último sábado (11/4) uma nova plataforma para a coleta de dados de medição de consumo e geração de energia elétrica. A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a eficiência das coletas diárias com acesso direto aos medidores, processo conhecido como “coleta ativa”.
“A nova plataforma foi construída com arquitetura tecnológica mais moderna e flexível, que aumenta substancialmente a escalabilidade do processo de medição. Com isso, a CCEE terá capacidade para suportar um grande crescimento no número de medidores – que é natural com a evolução e desenvolvimento do mercado - sem perda de desempenho e sem aumento relevante de custos”, explica Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE.
Além disso, foram desenvolvidos novos drivers de medição para suportar a coleta de dados junto a equipamentos de diversos fabricantes, cobrindo todos os modelos de medidores utilizados atualmente no Sistema de Medição para Faturamento – SMF, cujos dados de medição são coletados diariamente pelo Sistema de Coleta de Dados de Energia - SCDE. Também foram criados novos mecanismos de controle e gestão da medição que aumentam a produtividade e a eficácia de todo o processo.
A entrega da nova plataforma de coleta faz parte de um pacote de melhorias no SCDE, utilizado pela CCEE para suporte das operações diárias de medição.
SCDE 2.0
O projeto SCDE 2.0 vem sendo desenvolvido pela CCEE há dois anos, e teve como principal entrega até o momento o Módulo de Análise. “Este módulo permite aos usuários a extração rápida e simples de informações de medição, inclusive consolidadas, por meio de gráficos, relatórios e extrato de coleta”, comenta Dalmir Capetta, gerente de Engenharia e Operação da Medição.
Agora em fase final, o projeto SCDE 2.0 tem as últimas entregas programadas para o final do primeiro semestre, quando devem entrar em funcionamento duas novas funcionalidades. Uma delas consiste na possibilidade de realizar o teste de conectividade dos medidores de energia elétrica pelo próprio SCDE, o que facilita o dia a dia dos agentes de medição, que hoje necessitam abrir chamados junto à Central de Atendimento da CCEE para agendar operações do tipo. Por último, está prevista a disponibilização do relatório de situação de coleta, que apresentará ao agente de medição informações sobre o status das coletas de dados de energia.
“As melhorias no SCDE são de grande importância para o mercado, uma vez que os dados coletados pelo sistema são utilizados na contabilização. Assim, é importante que tenhamos um sistema dotado de funcionalidades que permitam realizar as operações de medição de forma segura para os agentes”, aponta Dalmir Capetta.