Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Vem aí! CCEE e FGV divulgam edital da Certificação de Operadores do Mercado 2022

Inscrições serão abertas em abril e a prova ocorrerá em setembro deste ano

Publicado em: 23/03/22 16:56 hs | Atualizado em 23/03/22 17:10 hs

Mão de uma mulher anota num caderno ao lado de um notebook

O mercado de energia elétrica é muito dinâmico e com características próprias que exigem profissionais cada vez mais qualificados. De forma a atestar o conhecimento de quem atua ou deseja trabalhar neste segmento, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) promove em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) a Certificação de Operadores de Mercado. A partir desta quarta-feira (23), os interessados podem contribuir com o edital da edição 2022, que está em consulta pública. As sugestões podem ser encaminhadas pelo e-mail certificacaodeoperadores@ccee.org.br até 1º de abril. 

O documento pode ser acessado nos sites de ambas as organizações (aqui) e traz o regulamento completo para obtenção do certificado, que tem validade de quatro anos. A ementa com o conteúdo do programa e referência bibliográfica sugerida também está disponível para consulta.

Assim como ocorreu em 2021, a prova será realizada em formato online, facilitando o acesso para pessoas de todo o país. Por meio de uma plataforma digital, de fácil conexão e usabilidade simples, o candidato deverá estar conectado à Internet durante todo o período e será acompanhado ao vivo e a distância por meio de sistemas de áudio e vídeo. A partir deste ano, a aplicação do teste ocorrerá sempre em setembro, dando previsibilidade aos interessados.

A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos agentes, em especial com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na Câmara. O diploma obtido tem validade por quatro anos. Após esse período, o interessado poderá realizar uma recertificação.
Acesse o edital neste link ou na página de capacitação do site www.ccee.org.br.

Confira abaixo o cronograma para realização da Certificação:


Preparação para a prova

Para auxiliar os candidatos na preparação para a prova, a equipe de capacitação da CCEE realizará uma série de atividades que contribuem com o estudo e o entendimento sobre o teste que será aplicado em setembro. A primeira inciativa acontece no dia 31 de março com uma edição especial do Momento Capacita, a partir das 10h, que apresentará detalhes sobre o processo da Certificação de Operadores de 2022.

Nos próximos meses, a CCEE promoverá edições mensais resolvendo questões que foram abordadas nas provas e realizará simulados para apoiar os inscritos nos estudos. Acompanhe as novidades em nosso site.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias