Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

reunião de interação com os agentes: contratação do ACR e balanço do ACL são destaques

CCEE realizou encontro com associados para apresentar cenário atual da comercialização

Publicado em: 06/04/23 14:49 hs | Atualizado em 06/04/23 14:52 hs

computador

Qual o nível de contratação das distribuidoras para 2023? E como está a oferta de energia no mercado livre? Estes e outros cenários da comercialização de energia elétrica foram temas abordados na 1ª reunião de interação com os agentes deste ano, realizada em 30 de março. Com a participação do Conselho de Administração, o encontro também destacou a exportação de energia a partir de vertimento turbinável e os pareceres da auditoria externa e do conselho fiscal aprovando as demonstrações financeiras da organização.

Em sua apresentação, o presidente do CAd, Rui Altieri enfatizou o processo contínuo de expansão do mercado de energia, com o aumento de adesões no primeiro bimestre de 2023. Com média de 200 novos agentes, a CCEE alcançou 13.868 associados, um crescimento de 11% em relação a fevereiro de 2022. Já o mercado de curto prazo (MCP) segue sendo impactado por cerca de R$ 950 milhões em aberto por conta das ações judiciais do risco hidrológico.
 
Ao lembrar os resultados do ano passado, Altieri comentou a retomada gradual do consumo, que cresceu 1,5%, e a maior participação do ACL na demanda por energia do país. Em 2022, o mercado livre representou 36,4% do consumo brasileiro. Na geração, as renováveis se destacaram, com a produção de 92% da energia, graças a maior participação das eólicas e solares e a recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

A melhora no cenário hídrico foi o ponto de partida para outro tema: a exportação de energia a partir de vertimento turbinável, que ocorreu em janeiro e fevereiro deste ano. O presidente do CAd explicou os estudos feitos periodicamente para definição do fator de ganho mínimo (FGM) e o benefício financeiro ao MRE com as negociações feitas com a Argentina e Uruguai.

ACR e ACL
Em uma análise sobre o cenário de contratação das distribuidoras, a CCEE projetou para a “distribuidora Brasil” sobras de energia para 2023 e 2024, havendo espaço para nova contratação apenas em 2025. Já no mercado livre, um levantamento inédito avaliou a oferta de geração disponível (garantia física livre) e a demanda dos consumidores livres em janeiro de 2023. O resultado é uma sobra de 4,6 GWmédios, o que represente um excedente de 18% de lastro.

demonstrações financeiras 
A conselheira Roseane Santos encerrou a 1ª reunião de interação com os agentes com uma visão executiva das demonstrações financeiras referentes ao período de 2022. Tanto a auditoria externa como o conselho fiscal aprovaram os resultados da organização.

Quer saber mais sobre como foi a reunião, confira abaixo:
- vídeo na íntegra do encontro
- apresentação realizada pela CCEE
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias