Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Projeto piloto tem excelente resultado e divulgação prévia da medição contábil continuará

Iniciativa antecipa as informações em até 10 dias do prazo regulatório e auxilia planejamento dos agentes

Publicado em: 14/08/23 14:58 hs | Atualizado em 14/08/23 15:07 hs

info

Em dezembro/22, a CCEE passou a disponibilizar prévias de medição contábil a partir do 2º dia útil do mês. A iniciativa fazia parte de um projeto piloto, o qual registrou alto índice de satisfação dos usuários, motivo pelo qual a Câmara de Comercialização decidiu pela continuidade da divulgação antecipada dos valores. 

O objetivo de apresentar as prévias para os agentes é possibilitar o acompanhamento dos seus resultados e o comportamento do mercado de maneira antecipada, antes mesmo da consolidação final da contabilização, que acontece no 12º dia útil do mês seguinte. Esta necessidade havia sido identificada na pesquisa de satisfação anual e em estudos internos, que confirmaram a qualidade e o potencial de utilização das informações, considerando a chegada de novos dados de acordo com o cronograma conhecido (ajustes de medição, intercâmbio ONS).

Após seis meses do projeto piloto, foram identificados mais de 3.500 acessos aos relatórios da DRI utilizando os eventos de prévias de medição, com uma média de mais de 500 acessos por mês. O uso foi feito por mais de 370 usuários, considerando representantes de todas as categorias de agentes (comercializadores, consumidores, geradores e distribuidores).

Para medir a satisfação deste público, a CCEE realizou uma pesquisa com alguns usuários e obteve retorno positivo: 88% dos respondentes afirmaram que utilizaram e continuarão utilizando as prévias de medição para analisar seus resultados. Para 86% dos respondentes, as prévias foram úteis para suas operações mensais. 

Os principais ganhos apontados pelos agentes confirmaram o potencial avaliado pela Câmara: as prévias (que consideram a aplicação das regras de medição contábil ao dado de medição) contribuem para antecipar a identificação de erros, auxiliam na etapa de registro/validação de contratos e acontecem em datas relevantes da operação. 

Vale lembrar que desde maio de 2023, os agentes de medição podem solicitar ajustes nos dados a qualquer momento até o prazo final do MS+7du para um determinado mês de referência. Conforme os ajustes são aprovados, eles já são considerados nos eventos de dados prévios de medição contábil, contribuindo efetivamente na antecipação dos resultados para o mercado.

Quer saber mais? Acesse aqui.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias