Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Prepare-se para a edição 2024 da Certificação de Operadores do Mercado da CCEE

Contribua com a formatação do edital da prova, realizada em parceria com a FGV

Publicado em: 25/03/24 14:45 hs | Atualizado em 25/03/24 15:24 hs

Montagem desenha a silhueta de um jovem de terno que se mistura a uma imagem noturna de prédios em uma grande cidade

O setor elétrico brasileiro está em plena transformação. A abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL) para toda a alta tensão traz oportunidades e novos desafios para todos os profissionais na área. A evolução das regras de segurança na comercialização de energia propõe uma atenção a riscos inédita. As mudanças da matriz de geração do país tornam mais complexos os cálculos de preços e a operação do sistema. Mais do que nunca, a capacitação é imprescindível para quem quer atuar no segmento.

Focados na importância da formação desses especialistas, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a FGV lançam mais uma edição da Certificação de Operadores do Mercado. O exame avalia o conhecimento dos participantes sobre as regras, a legislação e as operações que permeiam o setor de energia no Brasil e comprova a qualidade técnica de quem obtém o diploma.
As inscrições para a prova serão abertas no dia 24 de abril e o teste será aplicado em 15 de setembro. Para os interessados, está disponível no portal da CCEE o edital completo do processo:

Clique aqui para fazer download do documento

O arquivo traz o regulamento completo para a obtenção do certificado e a ementa com o conteúdo que cairá na prova, além de referências bibliográficas. Os alunos que tiverem alguma sugestão de melhoria ou dúvida, podem enviar um e-mail para certificacaodeoperadores@ccee.org.br até 5 de abril.

A Certificação de Operadores de Mercado avalia os conhecimentos dos participantes com relação às regras do setor, à legislação aplicável e às operações na CCEE. O diploma obtido tem validade por quatro anos. Assim como ocorre desde 2021, todo o processo ocorrerá de forma online, facilitando o acesso para pessoas de qualquer região do país. O teste será aplicado em plataforma digital de fácil conexão e usabilidade simples.

Confira o cronograma completo das próximas etapas:

Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a prova foi interrompida. Por isso, em 2024, não haverá processo de recertificação, uma vez que não há diplomas com vencimento para este ano.

Momento Capacita

Para apresentar o processo com mais detalhes e tirar dúvidas dos potenciais participantes, a CCEE realiza nesta quinta-feira (28), às 10h, uma edição especial do seu Momento Capacita. Os instrutores da organização vão apresentar uma visão geral da prova, temas que podem surgir nas perguntas do teste e dicas de estudo para os próximos meses, além de mais detalhes do edital.

O evento é gratuito e aberto a todos, basta um cadastro no Portal de Aprendizado da Câmara para acessar. Na página inicial do site, clique na aba “Ao Vivo” e no botão “Acessar ao Vivo”. O usuário será redirecionado para uma sala do Zoom (sistema de videoconferência), em que poderá acompanhar o evento e mandar dúvidas pelo chat. Não será necessária inscrição prévia.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias