Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Momento Capacita: discussões sobre Serviço Ancilar por Suporte de Reativos

Evento online acontece nesta terça-feira, 05/03

Publicado em: 01/03/24 14:00 hs | Atualizado em 01/03/24 14:05 hs

Homem de costas mexendo em dois computadores

No foco das evoluções do setor elétrico, os serviços ancilares se apresentam como elementos cruciais para a operação do sistema e uma oportunidade de negócio para muitas empresas. A regulamentação destas atividades está em aprimoramento constante e a CCEE preparou um Momento Capacita para discutir as novas regras propostas para o Serviço Ancilar por Suporte de Reativos.

Em fevereiro deste ano, a Aneel abriu a Consulta Pública nº02/24 para que os agentes contribuam a respeito das propostas de alteração das Regras e Procedimentos de Comercialização, apresentadas pela Câmara de Comercialização, e dos Procedimentos de Rede, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). 

O objetivo desta mudança é permitir que a prestação do serviço ancilar de suporte de reativos possa ser realizada por qualquer usina despachada centralizadamente ou contida na programação, desde que habilitada e autorizada pelo ONS. O tema foi regulamentado pela Resolução Normativa 1.062/23.

O Momento Capacita acontece na próxima terça-feira (05/03) de forma online, a partir das 10h. Para participar, basta possuir um cadastro no Portal de Aprendizado da CCEE. Ao acessar a página, selecione o seu perfil no canto superior direito da tela e, em seguida, clique na aba "Ao Vivo" e no botão "Acessar ao Vivo". Dessa forma, você será redirecionado para uma sala virtual no Zoom, em que poderá acompanhar o evento e enviar suas dúvidas no chat. Não é necessário realizar inscrição prévia.

Quem não puder comparecer ao vivo ou quiser rever edições anteriores do Momento Capacita pode acessar os vídeos disponíveis na Videoteca do Portal de Aprendizado.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias