
Notícias
Masterclass destaca estudos para operação e formação de preços no mercado de energia
Encontro acontece em 8 de outubro e aborda modelos computacionais, PLD, risco hidrológico e PMO
Publicado em: 05/10/26 15:45 hs | Atualizado em 05/10/26 15:51 hs
A CCEE Academy promove, nesta quinta-feira (8) às 10h, o quinto encontro da série Masterclass – Estudos para a Certificação de Operadores do Mercado. A aula reúne conteúdos importantes para quem está se preparando para a prova e busca aprofundar conhecimentos sobre a operação e a formação de preços no setor elétrico.
Durante a masterclass, serão abordados os modelos computacionais NEWAVE, DECOMP e DESSEM, além dos principais conceitos relacionados à formação do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças). A programação também contempla conteúdos sobre CMO (Custo Marginal de Operação) e Valor da Água, fundamentais para a compreensão da operação do sistema.
O encontro ainda contará com temas relacionados à gestão do risco hidrológico e ao CVaR, além do Programa Mensal de Operação (PMO) e sua importância para o planejamento da operação do sistema.
A masterclass integra as ações da CCEE Academy voltadas à preparação para a Certificação de Operadores do Mercado, iniciativa que contribui para o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais que atuam no setor elétrico.
Para participar, basta ter cadastro no Portal do Aluno da CCEE Academy. Na página inicial, clique na aba “Ao Vivo” e, em seguida, no botão “Acessar ao Vivo”. O usuário será redirecionado para uma sala de videoconferência, onde poderá acompanhar o encontro.
Confira a programação da Certificação de Operadores do Mercado
Prova: 18 de outubro de 2026
Formato: online
Validade da certificação: quatro anos