Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Leilão realizado pela CCEE e ANEEL atrai R$ 4 bi em investimentos na região Norte

Vencedores do certame vão construir novas usinas para ampliar segurança do abastecimento para o Sistema Interligado Nacional – SIN

Publicado em: 30/09/22 14:48 hs | Atualizado em 30/09/22 14:52 hs

Imagem em fundo azul destaca o logo do leilão de reserva de capacidade, formado por um martelo de arremate

O Leilão de Reserva de Capacidade na forma de energia, promovido nesta sexta-feira (30) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, contratou 754 megawatts de potência e atraiu R$ 4,146 bilhões em investimentos para viabilizar a construção de três novas usinas termelétricas a gás natural no Amazonas.

O certame atendeu a oferta apresentada pelo mercado no momento, garantindo mais segurança energética para a região. “A negociação também foi importante para modernizarmos o parque térmico brasileiro, substituindo usinas caras por empreendimentos mais baratos. Foram contratados empreendimentos com custo de geração muito menor do que os que despachados no ano passado para enfrentar a escassez hídrica”, comenta Rui Altieri, presidente de Conselho de Administração da CCEE.

Pelas regras, a eletricidade gerada será fornecida ao Sistema Interligado Nacional – SIN e contratada no modelo de energia de reserva. As sociedades que saíram vencedoras do certame, responsáveis pelas obras, são a Sparta e a GPE. Os contratos, com prazo de 15 anos, preveem suprimento da energia a partir de dezembro de 2026.

O leilão seguiu as diretrizes da Portaria nº 46/GM do Ministério de Minas e Energia – MME e todas as etapas foram realizadas no formato virtual. O resultado completo pode ser conferido aqui.


 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias