Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Interligados debate estudos para aprimoramento da metodologia de cálculo do preço

Analisar a volatilidade do PLD e os dados históricos de afluência estão na pauta do setor

Publicado em: 02/06/22 14:33 hs | Atualizado em 02/06/22 14:46 hs

Logo do Interligados que é lampada amarela com fundo azul

Periodicamente, o mercado de energia procura maneiras de aproximar o preço da operação do Sistema. Recentemente, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE promoveu o Fórum de Debates 2022 sobre formação de preço para fomentar as discussões a respeito dos aprimoramentos em discussão. Para aqueles que querem saber um pouco mais sobre o tema, o Interligados desta semana conversou com Rodrigo Sacchi, gerente executivos de Preços, Modelos e Estudos Energéticos da CCEE.

Durante o bate-papo, o especialista comentou sobre a preocupação do setor com a variação abrupta do PLD e com a influência da hidrologia neste cenário. Estudos apontam um peso três vezes maior da expectativa de afluência em relação ao nível dos reservatórios. Sacchi também comenta sobre as análises realizadas na CPAMP sobre as novas características climáticas do Brasil, que impactam o preço. Afinal, seria mais adequado reduzir o histórico de dados de afluência para representar melhor as características atuais do Sistema?

Para saber mais sobre o tema, ouça nosso podcast no Spotify ou dê o play abaixo para ouvir o Interligados desta semana. Não se esqueça de se inscrever nas plataformas para ficar sabendo quando publicarmos o próximo Interligados. Se tiver dúvidas ou sugestões, mande para nós no interligados@ccee.org.br.

 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias