Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Fortalecendo sua presença internacional, CCEE participa do EVEx Lisboa 2023

Representantes da organização debaterão transição energética, hidrogênio de baixo carbono e segurança de mercado

Publicado em: 24/10/23 14:48 hs | Atualizado em 24/10/23 14:51 hs

Foto dos executivos Eduardo Rossi, ALexandre Ramos e Ricardo Gedra, usando ternos

O elo entre Brasil e Portugal são inerentes às histórias dos dois países. No setor elétrico, a troca de conhecimento tem se tornado cada vez mais importante e relevante no cenário de transição energética e investimentos em novas tecnologias. Criado para intensificar as relações entre o mercado ibérico e brasileiro, o EVEx – Energy Virtual Experience chega à sua quarta edição e contará com a participação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Concebido durante a pandemia em formato virtual, o evento promove pela segunda vez um encontro presencial em Lisboa, nos dias 25 e 26 de outubro. Durante o EVEx Lisboa 2023, representantes do governo português e brasileiro, líderes do mercado da Península Ibérica e do Setor Elétrico Brasileiro, e acadêmicos dos dois países debaterão sobre o futuro da energia elétrica e como a relação histórica pode continuar no desenvolvimento destes mercados.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, participará do painel sobre “Transição Energética e Novas Tecnologias: de volta ao futuro da energia ibero-latino-americana”. Junto com o executivo estarão Efrain Cruz, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia (BR); Bruno Veloso, vice-presidente do Conselho de Administração da ADENE – Agência para a energia (PT); Thiago Prado, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (BR); Maria João Rolim, sócia do Rolim Goulart Cardoso (BR); e um representante do Ministério do Ambiente e da Ação Climática (PT).

No primeiro dia do EVEx Lisboa 2023, o hidrogênio verde também será pauta de discussão. Apontado como combustível do futuro e alternativa ao gás natural russo na Europa, ele pode ser o acelerador da transição energética? Especialistas apresentarão cases de projetos em desenvolvimento e debaterão o cenário desta tecnologia. O gerente de análise e informações ao mercado da CCEE, Ricardo Gedra, será um dos integrantes do painel.

Por fim, o conselheiro Eduardo Rossi apresentará uma análise sobre a experiência brasileira para abertura de mercado e evoluções na segurança de mercado, como o monitoramento prudencial. Diante de um cenário desafiador, com a expectativa do aumento de consumidores no mercado livre, o fortalecimento do atributo segurança se faz fundamental para manter o setor elétrico brasileiro atraente para os investidores.

Quer saber mais sobre o EVEx Lisboa 2023, acesse o site do evento. https://evex.energy/
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias