Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

ENASE 2022: CCEE defende modernização do setor elétrico com racionalidade econômica

Câmara discute a importância da diversificação da matriz, a contratação com menor custo para o consumidor e avanços em discussões importantes

Publicado em: 10/06/22 12:29 hs | Atualizado em 10/06/22 12:56 hs

A imagem mostra o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, no palco do ENASE 2022. Ele é um homem branco e calvo de meia idade e veste um terno cinza.

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE participou nos últimos dois dias do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico – ENASE 2022, um dos principais eventos do mercado de energia brasileiro. Na ocasião, Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, defendeu a modernização do setor com racionalidade econômica para minimizar o custo para o consumidor final.

“Temos pautas importantes no setor que precisam avançar, como a Abertura de Mercado, Segurança de Mercado e Modernização do Mercado Regulado. Precisamos aprender com lições do passado e reduzir o custo de geração, que beneficiará os consumidores”, enfatizou.

Altieri foi um dos participantes do Painel “Desafios da governança setorial para o quatriênio 2023-2026”, que discutiu com representantes do Ministério de Minas e Energia – MME, Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Empresa de Pesquisa Energética – EPE e Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS os temas abertura do mercado livre, modernização do mercado regulado, operação em tempos de mudanças climáticas, transição energética e as novas tecnologias. 

Em sua apresentação, Altieri destacou que projeções sobre o nível de contratação das distribuidoras apontam uma janela de oportunidade para renovação do parque térmico e modernização da matriz a partir de 2025 e 2026. “Precisamos definir questões importantes sobre recontratação de usinas e condições dos novos leilões para que as distribuidoras voltem a contratar energia. Temos que aproveitar esta janela”, comentou.

Nesta quinta-feira (9), a pauta abertura do mercado livre direcionou o debate do Painel “Os impactos do novo setor elétrico nos consumidores a partir de 2023”, moderado por Roseane Santos, conselheira da CCEE. Lideranças do setor comentaram sobre Geração Distribuída, a relação entre distribuidoras e agentes do mercado e transformações que devem beneficiar consumidores residenciais.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias