Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Dia da Mulher: CCEE promove desenvolvimento de colaboradoras e Comitês de Diversidade

Parte da estratégia integrada da Câmara para promover a equidade entre gêneros, Programa Mulheres em Fase já formou 32 mentoradas ao longo de dois anos

Publicado em: 08/03/24 14:37 hs | Atualizado em 08/03/24 14:54 hs

Imagem de uma mulher grisalha em um escritório

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CCEE celebra todas as suas colaboradoras que ao longo destes 25 anos de existência vêm contribuindo com o crescimento da Câmara e do setor elétrico nacional.

Hoje também é dia em que muito se fala sobre a equidade de gêneros, um tema que é muito trabalhado e discutido na CCEE. Atualmente as mulheres respondem por 45% de todos os cargos na CCEE, 13 pontos porcentuais a mais do que a média global do mercado. Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), a presença feminina no segmento é de 32%.

“No entanto, acreditamos que podemos fazer muito mais, não só dentro de casa, mas também para desenvolvermos o cenário nacional”, avalia Roseane Santos, assessora de monitoramento e segurança de mercado, e madrinha do tema.

Em 2021, a CCEE lançou o Programa Mulheres em Fase, que promove sessões de mentoria entre líderes e profissionais seniores da empresa. Em encontros periódicos, as participantes contam com a tutoria de conselheiras, gerentes e gerentes executivas para se aprimorarem em temas como autoconfiança, planejamento, relações interpessoais, entre outros. O objetivo é prepará-las para, no futuro, assumirem cargos de liderança. 32 mulheres já passaram por esta iniciativa. 

Mas as ações não param aí. Em 2023, a CCEE também anunciou uma parceria com a Todas Group, plataforma digital que impulsiona o desenvolvimento de novas lideranças femininas por meio de treinamentos online. A ferramenta oferece uma trilha de aprendizagem baseada em 16 habilidades mapeadas – vinculadas à neurociência, modelagem e inteligência de aprendizagem prática. Todas as colaboradoras têm acesso ao conteúdo e integram uma comunidade de mentoras de mais de 20 mil mulheres.

Visando estruturar uma estratégia integrada para desenvolver a equidade entre raças, sexualidades, gerações, pessoas com deficiência e gêneros, a organização lançou, em março de 2024, seus Comitês de Diversidade. Por meio de grupos de afinidade, colaboradores que fazem parte ou são aliados de um ou mais desses grupos poderão discutir e propor ações para serem implementadas na CCEE. Assim, as próprias mulheres, por exemplo, terão uma voz organizada para colocar em prática iniciativas voltadas ao público feminino.

O projeto conta com a parceria da consultoria Mais Diversidade, que é referência no tema, e foi criado de forma a envolver profissionais de todos os níveis, bem como o Conselho de Administração. Os trabalhos devem ter início na segunda quinzena de março. “A CCEE tem a visão de ser referência mundial em operações de mercado até 2030. Atingirmos essa meta só será possível com equipes diversas e com programas de diversidade”, destaca Roseane.

Todas essas ações foram importantes para que a Câmara fosse aprovada com parte do Pacto Global da ONU, tornando-a apoiadora do ODS 5 – Igualdade de Gênero.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias