ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Ética, transparência e integridade são conceitos verdadeiramente levados a sério por todos os membros da nossa organização. Para a CCEE, ser ético é mais do que respeitar as regras da sociedade e as legislações. É, também, exigir que nossos parceiros de negócio tenham os mesmos valores. Portanto, mais do que zelar pelo nosso comportamento interno, buscamos difundir, expandir e consolidar condutas correspondentes às nossas convicções éticas.

Honrando estes princípios, a CCEE é signatária do Projeto Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Carta Compromisso ao Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, duas iniciativas do Instituto Ethos para promover um mercado mais íntegro e ético.

A CCEE também recebeu por quatro vezes consecutivas o Prêmio Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União – CGU, que avalia a aplicação de medidas de promoção da ética e da integridade e contrárias à corrupção. O prêmio também procura reconhecer as boas práticas e conscientizar as empresas de sua relevância no enfrentamento de atitudes desonestas.

NORMAS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

As atividades da CCEE são regidas por um conjunto de políticas, normas e procedimentos de conduta. As políticas determinam diretrizes, princípios e valores que devem ser seguidos por todos os membros da organização. Já as normas estabelecem conceitos e definições, responsabilidades e papéis, regras e disposições gerais em relação aos macroprocessos da instituição. Na galeria abaixo, você pode fazer o download de todos esses materiais.

COMITÊ DE ÉTICA DA CCEE

Atribuições
A CCEE possui um Comitê de Ética para garantir que o Manual de Conduta e demais normativos internos da instituição sejam, de fato, adotados na prática. As regras devem transpor os limites do papel para fazer parte da rotina diária de cada colaborador. 

O Comitê de Ética se reúne a cada três meses ou pode ser convocado a qualquer momento, caso surja um assunto de extrema urgência.  

Conheça as principais atribuições do Comitê de Ética:

• Zelar pela observância das leis e normas aplicáveis, notadamente do Manual de Conduta da CCEE, Políticas e Normas internas;
• Propor ações que visem à prevenção de desvios éticos;
• Analisar as sugestões, denúncias, incidentes e reclamações sobre questões que envolvam a ética, independentemente do meio ou canal que tenham sido recebidas;
• Reportar à Alta Direção, periodicamente, o resumo de seus trabalhos

CANAIS DE DENÚNCIA

Colaboradores, associados e parceiros comerciais podem, a qualquer momento, utilizar os canais de denúncia mantidos pela CCEE. Caso você queira relatar qualquer problema, fique tranquilo, pois essa comunicação é segura e sigilosa.

O OiCCEE é um canal de uso exclusivo para relatar condutas consideradas antiéticas, que violem o nosso Manual de Conduta, Políticas e Normas Internas, atos ilícitos, fraudes, corrupção ou demais irregularidades previstas na Lei 12.846.

Plataforma para o registro de denúncias anônimas referentes a condutas anômalas de agentes que podem proporcionar risco no mercado de energia.o o mercado de energia elétrica.
 

Ramal telefônico para contato com a equipe de monitoramento da CCEE, garantida a confidencialidade e o sigilo das informações.

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

A ouvidoria CAd é um meio de comunição para ouvir nossos clientes. Atua como mediador entre os agentes e a CCEE.

Neste espaço, o usuário pode fazer as suas reclamações, sugestões e elogios.

.

.

.