ÉTICA E TRANSPARÊNCIA

Ética, transparência e integridade são conceitos verdadeiramente levados a sério por todos os membros da nossa organização. Para a CCEE, ser ético é mais do que respeitar as regras da sociedade e as legislações. É, também, exigir que nossos parceiros de negócio tenham os mesmos valores. Portanto, mais do que zelar pelo nosso comportamento interno, buscamos difundir, expandir e consolidar condutas correspondentes às nossas convicções éticas.

Honrando estes princípios, a CCEE é signatária do Projeto Empresa Limpa - Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção e da Carta Compromisso ao Movimento Empresarial pela Integridade e Transparência, duas iniciativas do Instituto Ethos para promover um mercado mais íntegro e ético.

A CCEE também recebeu por quatro vezes consecutivas o Prêmio Empresa Pró-Ética, concedido pela Controladoria-Geral da União – CGU, que avalia a aplicação de medidas de promoção da ética e da integridade e contrárias à corrupção. O prêmio também procura reconhecer as boas práticas e conscientizar as empresas de sua relevância no enfrentamento de atitudes desonestas.

NORMAS, POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS

As atividades da CCEE são regidas por um conjunto de políticas, normas e procedimentos de conduta. As políticas determinam diretrizes, princípios e valores que devem ser seguidos por todos os membros da organização. Já as normas estabelecem conceitos e definições, responsabilidades e papéis, regras e disposições gerais em relação aos macroprocessos da instituição. Na galeria abaixo, você pode fazer o download de todos esses materiais.

COMITÊ DE ÉTICA DA CCEE

Atribuições
A CCEE possui um Comitê de Ética para garantir que o Manual de Conduta e demais normativos internos da instituição sejam, de fato, adotados na prática. As regras devem transpor os limites do papel para fazer parte da rotina diária de cada colaborador. 

O Comitê de Ética se reúne a cada três meses ou pode ser convocado a qualquer momento, caso surja um assunto de extrema urgência.  

Conheça as principais atribuições do Comitê de Ética:

• Zelar pela observância das leis e normas aplicáveis, notadamente do Manual de Conduta da CCEE, Políticas e Normas internas;
• Propor ações que visem à prevenção de desvios éticos;
• Analisar as sugestões, denúncias, incidentes e reclamações sobre questões que envolvam a ética, independentemente do meio ou canal que tenham sido recebidas;
• Reportar à Alta Direção, periodicamente, o resumo de seus trabalhos
Rui Guilherme Altieri Silva
Presidente do Conselho de Administração da CCEE
Maria Madalena Porangaba
Gerente Executiva Jurídica
Tiago Hayashida
Gerente Executivo de Gestão de Pessoas
Katia Franco
Gerente de Compliance, Riscos, Auditoria Interna e Segurança da Informação

CANAIS DE DENÚNCIA

Colaboradores, associados e parceiros comerciais podem, a qualquer momento, utilizar os canais de denúncia mantidos pela CCEE. Caso você queira relatar qualquer problema, fique tranquilo, pois essa comunicação é segura e sigilosa.

O OiCCEE é um canal para uso exclusivo do público interno, como colaboradores, estagiários, menores aprendizes e terceiros contratados, utilizado para relatar condutas consideradas antiéticas, que violem o nosso Manual de Conduta, Políticas e Normas Internas, atos ilícitos, fraudes, corrupção ou demais irregularidades previstas na Lei 12.846.

A Central de Monitoramento é um espaço formal de diálogo entre a CCEE e os agentes para recebimento e tratamento de informações comerciais, a respeito de práticas indesejáveis e/ou em desacordo com normas e legislação vigentes e que possam colocar em risco o mercado de energia elétrica.

A ouvidoria CAd é um meio de comunição para ouvir nossos clientes. Atua como mediador entre os agentes e a CCEE.

Neste espaço, o usuário pode fazer as suas reclamações, sugestões e elogios.