Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Distribuição Geração

Conta COVID, criada para apoiar setor na pandemia, recebe novo prêmio internacional

Operação organizada por CCEE, MME, Aneel e BNDES repassou R$ 14,8 bi às distribuidoras

Publicado em: 15/10/21 10:06 hs | Atualizado em 06/11/21 20:49 hs

Troféu com selo de prêmio da Latin Finance

A operação financeira que ficou conhecida como Conta COVID, estruturada no ano passado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Ministério de Minas e Energia – MME e Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel para mitigar impactos da pandemia no mercado das distribuidoras de energia, ganhou mais um reconhecimento internacional. A publicação Latin Finance, especializada no mercado financeiro de economias da América Latina e Caribe, destacou a iniciativa na categoria Loan of The Year, no prêmio 2021 Project & Infrastructure Finance Awards.

A seleção é um processo rigoroso feito pela equipe editorial da Latin Finance, que avalia critérios como representatividade de mercado, impacto social, complexidade da operação e inovação. Para Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE, o reconhecimento é mais uma prova da assertividade da iniciativa. “Foi uma resposta rápida e segura para minimizar problemas de caixa em meio à pandemia, compensando a queda de faturamento das distribuidoras e postergando efeitos tarifários que seriam imediatos para o consumidor”, afirma.

A Conta COVID foi um empréstimo conjunto obtido junto a 16 instituições financeiras públicas e privadas, coordenadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico – BNDES. Ao todo, foram repassados R$ 14,8 bilhões às distribuidoras de energia. Além de participar ativamente da estruturação, a CCEE operacionalizou os repasses para as distribuidoras até o início deste ano e fará a amortização mensal das parcelas do financiamento até 2025.

No começo de 2021, a operação também foi reconhecida pela Latin Finance na categoria Financiamento Estruturado do Ano, no prêmio Deals of the Year.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias