Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Consumo de energia em fevereiro subiu 5,7% influenciado pelas altas temperaturas, diz CCEE

Bahia e Distrito Federal foram os únicos a registrar queda na demanda

Publicado em: 27/03/24 14:37 hs | Atualizado em 27/03/24 14:45 hs

Imagem aérea de uma grande cidade ao entardecer, com luzes acesas em prédios e nas ruas

Em fevereiro, o Brasil registrou o consumo de 73.467 megawatts médios, um crescimento de 5,7% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo prévia do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. 

O crescimento no período teve relação direta com as altas temperaturas que impulsionam o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, e ainda pela boa performance de alguns ramos de atividade econômica, que produziram mais e consequentemente usaram mais eletricidade. 

Do total consumido, 46.587 MW médios foram fornecidos ao mercado regulado, que abastece as residências e pequenas empresas, um crescimento de 6,9% no comparativo anual. O restante, 26.880 MW médios, foi utilizado pela indústria e empresas que compram sua energia no mercado livre, alta de 3.6%.

Consumo por ramo de atividade econômica

Entre os 15 setores com consumo monitorado pela Câmara de Comercialização no mercado livre, em fevereiro e na comparação com o mesmo período do ano passado, as maiores taxas de crescimento foram observadas nos ramos de Bebidas (8,6%), Comércio (7,8%) e Madeira, Papel e Celulose (6,9%). Especificamente no Comércio, destaca-se também a entrada de novos consumidores no ambiente livre e o uso mais intenso de equipamentos de refrigeração, especialmente nos segmentos de shoppings e hiper e supermercados.

Apenas três ramos tiveram declínio na demanda por energia: Telecomunicações (-2,7%), minerais não-metálicos (-0,3%) e o setor de fabricação de veículos (-0,1%).

Consumo por região

Quase todos os estados conectados ao Sistema Interligado Nacional – SIN tiveram um aumento no consumo durante o mês de fevereiro. Na comparação anual, as maiores taxas foram registradas pela CCEE no Amazonas (28,4%), Acre (16,9%) e Mato Grosso do Sul (14,4%), conforme gráfico abaixo. Apenas a Bahia (-1%) e o Distrito Federal (-2,8%) tiveram queda no consumo, puxada por temperaturas mais amenas e um volume maior de chuva ante ao ano anterior. 

Geração de energia

A produção das hidrelétricas cresceu 6% em janeiro, entregando ao SIN mais de 58 mil megawatts médios. O período também foi positivo para as fazendas solares, que forneceram quase 3 mil MW médios para a rede, volume 41% maior no comparativo anual. 

Em contrapartida, os parques eólicos recuaram 5,7%, mas ainda assim produziram um volume considerável de eletricidade: mais de 9 mil MW médios. Já as termelétricas geraram mais de 6,4 mil MW médios, aumento de 30,3%.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias