Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Distribuição Geração

CCEE troca experiências e aprendizados com Coordinador Eléctrico Nacional, do Chile

Reunião representa avanços da Câmara de Comercialização como referência global

Publicado em: 05/10/21 09:53 hs | Atualizado em 06/11/21 20:57 hs

Mão segurando engrenagem

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE recepcionou, na última sexta-feira (4), por videoconferência, membros do Coordinador Eléctrico Nacional (CEN), organização que tem papel semelhante ao seu no Chile. O objetivo do encontro foi compartilhar práticas e experiências nos seus processos de contabilização e liquidação do Mercado de Curto Prazo – MCP, além do funcionamento do CliqCCEE, sistema utilizado nas operações.

Estiveram presentes no encontro o conselheiro Marco Delgado, Dario Almeida, gerente executivo de Arquitetura de Sistemas, e Edileu Cardoso, gerente executivo de Contabilização & Liquidação da CCEE. Representaram a instituição chilena Aníbal Ramos, gerente de Mercados, Marcelo Rubio, subgerente de Transferências, e Carola Díaz, subgerente de Tecnologia. Foram convidados também Sebastian Novoa e Dasla Pando, diretor executivo e engenheira de estudos da Ecom Energia.

Os membros da Câmara de Comercialização apresentaram os grandes números do mercado e da infraestrutura para sua operação, além de detalhes sobre a Contabilização e Liquidação no MCP e o cronograma de operação. Em seguida, foi o momento de demonstrar o desenvolvimento do CliqCCEE, desde sua concepção, desenvolvimento e integração com outras plataformas.

"Cada vez mais a CCEE quer ser vista com referência internacional no desenvolvimento e na operação de mercados de energia. Este encontro com o Coordinador Eléctrico Nacional do Chile endossa nosso potencial", afirma o conselheiro Marco Delgado.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias