Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE tem orçamento para 2026 aprovado por agentes e reforça compromisso com o desenvolvimento do mercado de energia

Em Assembleia com os associados, Câmara apresentou avanços nos projetos de Abertura de Mercado, Transformação Digital, Governança, Evolução nas Operações e Segurança

Publicado em: 13/10/25 18:12 hs | Atualizado em 13/10/25 18:14 hs

A imagem mostra um céu azul recortado por um prédio alto e de janelas espelhadas

Com 96,7% de aprovação dos votos, os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE aprovaram o plano orçamentário para o exercício de 2026, no valor de R$ 374,64 milhões. Durante a 76ª Assembleia Geral extraordinária, realizada nesta segunda-feira (13), associados confirmaram seu alinhamento com a visão da organização para o próximo ano e comprovaram novamente sua confiança na CCEE para liderar a evolução do setor elétrico brasileiro.

O novo orçamento representa um reajuste de 8,34% em relação a 2025. Os recursos aprovados serão direcionados a iniciativas de modernização e na melhoria dos serviços e soluções disponibilizados pela Câmara, com foco na abertura do mercado livre, no aprimoramento das tecnologias e das operações, no avanço da governança e na segurança e monitoramento do ambiente de comercialização de energia. 

O presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, destacou a performance da organização em 2025 e a superação dos principais desafios que se impuseram no ano, transformando obstáculos em oportunidades. "A proposta que apresentamos resulta de um trabalho em equipe, no qual selecionamos os compromissos e entregas que julgamos imprescindíveis e prioritários", explicou o executivo.

Segundo ele, o investimento permitirá à Câmara inovar e expandir sua oferta de produtos para os agentes, preparando o mercado para demandas crescentes, novas tecnologias e a expansão do mercado livre, essencial para a competitividade e eficiência energética nacional.

O orçamento para 2026 reflete um planejamento cuidadoso, com recursos distribuídos prioritariamente para cinco áreas:

●    Segurança de Mercado: Maior investimento para proteção e estabilidade do setor, confiabilidade de transações e integridade do ambiente de comercialização.

●    Evolução de Operações: Para adaptar e desenvolver processos operacionais eficientes e inovadores, buscando resiliência às dinâmicas do mercado.

●    Aprimoramento Tecnológico: Modernização de sistemas, infraestrutura digital e ferramentas para otimizar operações e gestão da informação, impulsionando a transformação digital.

●    Governança e Gestão: Para reforçar a governança corporativa e as práticas de gestão, importantes para a transparência, conformidade e administração de recursos.

●    Abertura de Mercado: Foco em projetos que facilitem a expansão e flexibilização do mercado de energia, alinhados às tendências de desregulamentação e livre negociação.

A 76ª AGE também marcou a eleição de Camilo Bistulfi Reis para o cargo de suplente do Conselho Fiscal da CCEE, com 100% de unanimidade. O novo conselheiro traz consigo 20 anos de experiência nos setores de energia e combustíveis. Ele é especialista em mercado livre de energia (ACL), comercialização, governança e expansão de novos negócios. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias