Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE recebe comitiva de Portugal para discutir abertura de mercado e leilões

Interação entre a Câmara e instituições portuguesas fortalece sua presença internacional

Publicado em: 23/01/24 12:06 hs | Atualizado em 23/01/24 12:08 hs

A imagem mostra a comitiva portuguesa da ERSE em sala de reunião na CCEE

O setor elétrico brasileiro, com suas características próprias e seu tamanho continental, desperta interesse em operadores e reguladores do mundo inteiro. Na semana passada, uma dessas organizações visitou a CCEE para conhecer o funcionamento do mercado no nosso país. Representantes da Entidade Reguladora do Setor Elétrico (ERSE), de Portugal, se reuniram no escritório da Câmara de Comercialização, fortalecendo ainda mais a visão de ser referência mundial na operação de mercados de energia.

O presidente do Conselho de Administração, Alexandre Ramos, fez a abertura do encontro e destacou a importância da troca de conhecimento entre os especialistas dos dois países. Os conselheiros Marcelo Loureiro e Eduardo Rossi também participaram da reunião, que foi organizada pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os portugueses demonstraram interesse em entender melhor a realização dos leilões de contratação e, em especial, o processo de abertura de mercado conduzido pela CCEE. Para explicar a dinâmica e os desafios do Brasil, estiveram presentes Adriana Sambiase, gerente executiva de Cadastros & Contratos; Cesar Pereira, o gerente executivo de Regulação & Capacitação; e Hugo Cintra, gerente de Comercialização de Energia.

A interação entre a CCEE e instituições portuguesas fortalece sua presença internacional. Em 2023, a organização participou de eventos em Lisboa, Paris, Dubai e recebeu lideranças do setor do Paraguai, Paquistão, entre outros.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias