Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE promove troca de conhecimento com Nord Pool Group

Colaboradores mergulham na operação do mercado europeu para entender suas características

Publicado em: 04/05/23 14:49 hs | Atualizado em 04/05/23 14:50 hs

Usinas eólicas offshore e placas solares sobre o mar

Para ser uma referência internacional na operação de mercados de energia, é importante conhecermos o que outros países estão fazendo de positivo e o que não tem dado certo. Com este objetivo, a CCEE promoveu um curso de dois dias com um representante de Nord Pool, operador internacional de países europeus, para compreender em detalhes a operação do mercado físico e financeiro.

Cerca de 30 profissionais da CCEE entre conselheiros, gestores e colaboradores conversaram com Haakon Reiersen Leknes, diretor da Nord Pool Academy, um braço de treinamentos deste operador. Vale destacar que Nord Pool é o principal mercado de energia da Europa e oferece negociação, compensação, liquidação e serviços em 16 países europeus.

No início do encontro, o conselheiro Marcelo Loureiro fez uma apresentação institucional da Câmara de Comercialização e sobre a operação do mercado brasileiro, demonstrando o potencial de energia renovável e a magnitude do sistema integrado nacional. Já Haakon explicou o funcionamento do mercado diário (day-ahead), intradiário (intraday), as integrações dos países europeus e produtos financeiros.

Os profissionais envolvidos destacaram a importância da aproximação com o Nord Pool Group para conhecer as operações deste operador e compreender características que podem subsidiar as discussões sobre a abertura do mercado no Brasil.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias