Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE promove segundo encontro que discute segurança de mercado

O evento apresentou os temas analisados pelo Comitê de Implementação do Monitoramento Prudencial

Publicado em: 23/08/24 08:45 hs | Atualizado em 23/08/24 08:54 hs

mulher branca com cabelo escuro preso em um coque, usando óculos,  blusa bege em frente a um notebook

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE realizou nesta segunda-feira, 19 de agosto, o segundo EncontroCCEE:  Monitoramento Prudencial - Período Sombra. O evento online, que reuniu mais de 460 participantes, discutiu pontos para ampliação da segurança de mercado e os estudos feitos pelo Comitê de Implementação do Monitoramento Prudencial.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, destacou a importância do diálogo com os agentes para desenvolvimento de um mercado de energia robusto, com liquidez e segurança, e lembrou que a organização está investindo na comunicação, capacitação e tecnologia para o monitoramento prudencial.

Já o conselheiro Eduardo Rossi reforçou o compromisso da CCEE em analisar a operação do período sombra e a importância das discussões do Comitê de Implementação, que tem papel consultivo neste trabalho. Relembrou os temas concluídos e apresentados na primeira edição do EncontroCCEE – Monitoramento Prudencial: flexibilização da obrigatoriedade de divulgação do Fator de Alavancagem em site próprio e avaliação dos riscos de crédito do Varejista.

O evento teve a participação da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que foi representada pelo especialista em regulação, Alex Sandro Feil, que elencou iniciativa da agência reguladora para fortalecer a segurança do mercado de energia.

Temas em discussão

Durante o encontro, conduzido pela gerente executiva de Segurança e Monitoramento da CCEE, Roseane Santos, e pelo gerente de Conformidade dos Dados de Mercado, Maurício Borges, foram discutidos pontos importantes sobre a evolução do monitoramento prudencial, como a participação dos consumidores no mecanismo, aspectos relevantes sobre o patrimônio líquido ajustado e a precificação do recurso proveniente da geração. 

Ao final da apresentação de cada tema foi aberto um espaço para perguntas dos participantes e comentários dos membros do Comitê de Implementação do Monitoramento Prudencial.

Clique aqui e confira o FAQ do evento

Clique aqui para acessar a gravação na íntegra do EncontroCCEE
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias