Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mercado

CCEE participa de painéis no Agenda Setorial 2022

Encontro foi realizado nesta segunda-feira (18) e a organização esteve presente em todas as discussões

Publicado em: 19/04/22 11:41 hs | Atualizado em 19/04/22 15:35 hs

Auditório com pessoas assistindo a palestra

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) esteve presente em mais uma edição do evento Agenda Setorial, promovido pelo Grupo Canal Energia/Informa Markets e realizado nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.

No primeiro painel, a CCEE foi representada pelo presidente do Conselho de Administração (CAd) da CCEE, Rui Altieri, que expôs os desafios e oportunidades, na visão da Câmara, do Setor Elétrico Brasileiro e compartilhou os cinco temas prioritários da organização para 2022. Além disso, durante as suas falas, destacou as possibilidades relacionadas à mudança da matriz elétrica brasileira. “O Brasil tem um potencial muito grande, precisamos aproveitar essa janela de oportunidade para rever a nossa matriz”, afirmou o executivo.

Na sequência, a vice-presidente do CAd, Talita Porto, participou como palestrante no painel sobre Formação de Preços. Em sua apresentação, destacou as premissas da Consulta Pública 121 do Ministério de Minas e Energia, que, de acordo com a vice-presidente, contou com a participação e contribuição ativa dos agentes para a construção das propostas de alteração dos modelos. “Precisamos ter previsibilidade e transparência, essa consulta pública é o reflexo disso”, comentou Talita. 

Presente em todos os painéis do encontro, a CCEE também foi representada pelos conselheiros Marcelo Loureiro e Roseane Santos, que participaram como debatedores dos painéis sobre Abertura de Mercado e Segurança de Mercado, respectivamente. 

Marcelo partilhou mais detalhes sobre o tema Abertura de Mercado, que vem sendo trabalhado pela CCEE, e divulgou os resultados do estudo realizado sobre a criação de um encargo de sobrecontratação. “As simulações apontam que o valor a ser pago pelos consumidores será algo entre R$ 3 a R$ 4 por MWh”, relatou Loureiro. 

Já Roseane Santos, encerrando o ciclo de painéis do Agenda Setorial 2022, destacou o processo colaborativo envolvido na construção das notas técnicas relacionadas à Segurança do Mercado e enfatizou que o mercado não precisa ter receio sobre as mudanças que virão. “Não podemos seguir adiante sem segurança de mercado”, apontou a conselheira. 

Confira as apresentações realizadas pela CCEE no evento no menu Comunicação > Eventos. 
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias