Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Novos cursos sobre modelos computacionais de cálculo do PLD no Portal de Aprendizado

Materiais explicam teoria e prática sobre os modelos computacionais utilizados pela CCEE e pelo ONS: Newave, Decomp e Dessem

Publicado em: 29/07/22 10:16 hs | Atualizado em 29/07/22 10:21 hs

Imagem com homem sentado utilizando laptop e sorrindo. No canto superior esquerdo lettering traz o nome do campo de aprendizado no Portal de Capacitação

A partir desta sexta-feira (29), os agentes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) passam a contar com uma nova categoria no Portal de Aprendizado direcionada à construção de conhecimento sobre os modelos computacionais operacionalizados pela CCEE, para a formação do preço da energia elétrica (o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD)), e pelo  Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) no planejamento e programação da operação.

O campo “Modelos Computacionais do PLD” passa a contar com os novos materiais sobre os modelos da cadeia principal chamados Newave e Decomp, juntamente com o módulo de estudos sobre o modelo Dessem – já existente na plataforma. Também serão disponibilizados os cursos dos modelos satélites de geração de cenários hidrológicos: Smap, Previvaz e Gevazp. Os conteúdos foram construídos para dinamizar os  cursos presenciais clássicos realizados pela CCEE e ONS antes da pandemia de Covid-19. Com o avanço das atividades remotas e necessidade de disponibilização de informações de forma prática e assertiva para os agentes e sociedade, optou-se pelo desenvolvimento dos cursos de forma online.

O formato online possibilitou a entrega do conteúdo a um número ainda maior de agentes, mantendo a qualidade dos encontros presenciais. Ao todo, foram mais de 15 horas gravadas consolidadas em 23 vídeos.

Durante o curso, são apresentados os conceitos teóricos e práticos sobre os modelos computacionais utilizados na operação da CCEE e do ONS: Newave – médio prazo, Decomp – curto prazo e Dessem – curtíssimo prazo. Nas aulas será possível, por exemplo, entender como manipular os decks com as informações mais importantes  para a operacionalização dos modelos, personalizando os estudos conforme os objetivos de cada Agente.

Dinamismo contínuo

O desenvolvimento dos cursos considerou, também, a continuidade de um formato dinâmico e próximo dos agentes. Anteriormente, com os eventos presenciais, a interação era um importante momento para sanar dúvidas e garantir que os temas estão sendo absorvidos pelos estudantes. 

Online, o dinamismo será mantido, com um ambiente especial para possíveis questionamentos comuns ao processo de aprendizado, onde será possível enviar dúvidas que serão respondidas por um time capacitado para esclarecimentos sobre os modelos computacionais. Além disso, estão sendo estruturados encontros online direcionados especialmente para a apresentação de dúvidas sobre os conteúdos abordados nos cursos. Essas reuniões, que serão divulgadas em breve, terão como objetivo a troca de conhecimentos diretamente com as equipes responsáveis pelos conteúdos.

Os novos cursos estão disponíveis no Portal de Aprendizado e já podem ser acessados na plataforma.
 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias