
Notícias
CCEE celebra 27 anos de evolução em prol do setor elétrico brasileiro
Câmara chega a 2026 fortalecida por novo Estatuto Social, avanços tecnológicos, ampliação de suas áreas de atuação e papel central na abertura do mercado livre de energia
Publicado em: 10/02/26 09:43 hs | Atualizado em 10/02/26 10:02 hs
A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE celebra 27 anos de atuação em meio a um momento importante para o setor elétrico brasileiro. Criada juntamente com a atual governança do segmento, consolidou-se como a principal infraestrutura do mercado de energia, responsável pela contabilização e liquidação financeira de bilhões de reais anualmente, assegurando estabilidade, transparência e previsibilidade às operações.
Ao longo de sua história, a associação acompanha as transformações e o desenvolvimento do setor, expandindo suas atribuições e consolidando-se como uma plataforma integrada de mercado. Esse processo assume relevância ainda maior com a promulgação da Lei nº 15.269, reconhecida como o mais significativo marco regulatório do setor elétrico nas últimas décadas, ao estabelecer as bases para a abertura integral do mercado livre de energia e ampliar o direito de escolha a 90 milhões de consumidores brasileiros.
Nesse contexto de transformação, a recente homologação do novo Estatuto Social representa um marco institucional. Após mais de uma década de debates setoriais, a CCEE passa a operar com uma estrutura de governança moderna, equilibrada e aderente às melhores práticas, reforçando sua independência técnica e capacidade de resposta aos desafios de um mercado em expansão.
A nova governança consolida a separação entre as funções estratégicas do Conselho de Administração e a atuação tático-operacional da Diretoria, amplia mecanismos de transparência e controle e fortalece a Estrutura de Segurança e Monitoramento de Mercado.
A preparação para a abertura total do mercado também tem sido sustentada por investimentos estruturantes em tecnologia e inovação. Nos últimos anos, a Câmara destinou mais de R$ 60 milhões à modernização de sua infraestrutura tecnológica, triplicando a capacidade de armazenamento e processamento de dados. A adoção gradual de integrações via APIs, iniciada em 2024, consolida a transformação digital, ampliando a escalabilidade, a eficiência e a segurança das operações.
Outro eixo estratégico é a formação de profissionais para o novo ambiente de negócios. Lançada em 2024, a CCEE Academy consolida mais de duas décadas de atuação educacional da Câmara, com mais de 30 mil profissionais capacitados. Estruturada como um hub educacional integrado, a iniciativa oferece cursos, certificações e programas executivos em parceria com instituições como USP, Fundação Dom Cabral, FGV e Insper, ampliando o foco para temas como governança, finanças, inovação e desenvolvimento de lideranças.
A atuação institucional da CCEE também se amplia para o desenvolvimento de novos negócios, como a plataforma de certificação de energia e o Selo CCEE Origem, instrumentos para comprovação da procedência da energia renovável, ampliando a transparência e a rastreabilidade das transações. A recente parceria com a Itaipu Binacional para a comercialização de certificados I-REC viabilizou a primeira operação comercial desses ativos no país, iniciativa alinhada às melhores práticas internacionais.
Essa trajetória é sustentada por uma cultura organizacional orientada ao desenvolvimento de pessoas, à diversidade e ao bem-estar. Programas de formação de lideranças, como o Mulheres em Fase, capacitação de times e iniciativas voltadas à saúde física e mental refletem o compromisso da instituição com a excelência operacional e com a perenidade de seu papel como agente estruturante do setor elétrico brasileiro, especialmente em um novo ciclo de transformação e ampliação do mercado de energia.