Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

CCEE atuará como certificadora da energia usada para produzir hidrogênio verde no Brasil

Conhecida por ser o combustível do futuro, tecnologia tornará setor ainda mais sustentável e ajudará a reduzir emissões de carbono no país

Publicado em: 03/12/21 14:28 hs | Atualizado em 03/12/21 14:30 hs

Imagem mostra folhas que formam os caracteres H2

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE planeja criar uma certificação para assegurar a origem da eletricidade usada para produção de hidrogênio verde no Brasil. A nova tecnologia promete se tornar, em poucos anos, uma alternativa de combustível limpo, possibilitando uma redução nas emissões de carbono no mundo.

O hidrogênio, que pode ser utilizado para processos industriais ou mesmo abastecer veículos, é produzido a partir da água e de um processo chamado de eletrólise, que consome eletricidade. Para ser considerado verde, esse procedimento precisa usar insumos originados de fontes limpas, como eólicas e solares. A Câmara de Comercialização quer atuar para atestar de quais usinas vem, de fato, esse fornecimento.

“O hidrogênio verde abre espaço para a criação de novos mercados no Brasil, ampliando a posição do país como protagonista neste momento de transição energética. Faremos todo o esforço necessário para garantir que esse novo segmento cumpra seu propósito ambiental”, afirma Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Por ter uma visão sistêmica do setor elétrico, a Câmara de Comercialização poderá avaliar os atributos mais diversos em seu processo para assegurar a origem dessa energia, permitindo inclusive que os compradores tenham a opção de selecionar o insumo certificado com menor custo para a produção do hidrogênio e ampliando, assim, a competitividade do Brasil frente aos concorrentes globais.

O interesse está ancorado na expertise da organização em atestar o uso de energia limpa no país. Um exemplo é a parceria da entidade com o Selo Energia Verde, primeira certificação focada na energia produzida a partir do bagaço da cana, concedida em parceria com a União da Indústria de Cana-de-Açúcar – UNICA e Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia – Abraceel. Em outra frente, a CCEE atua no programa REC Brazil, para rastrear fontes e os atributos ambientais, iniciativa coordenada pelo Instituto Totum, com apoio da Abraceel, da Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica, Associação Brasileira de Energia Limpa – Abragel e Associação Brasileira de Biogás e de Biometano – Abiogás. 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias