Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Carga de energia deve aumentar 1,7% em 2022, aponta 1ª revisão quadrimestral

ONS, CCEE e EPE informam que a média anual de crescimento será de 3,4% até 2026

Publicado em: 06/04/22 09:19 hs | Atualizado em 06/04/22 17:14 hs

Montagem com formas triangulares nas cores cinza, verde e laranja

O Operador Nacional do Setor Elétrico (ONS), a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) divulgaram os dados da 1ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética - 2022-2026. Para o ano, o aumento previsto é de 1,7% na carga, atingindo o valor 70.739 MW médios. O cenário considera um incremento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,6%. Já para o horizonte 2022-2026, a indicação é de um crescimento anual de 3,4%, atingindo 80.818 MW médios ao final do período.

As projeções consideraram premissas importantes, a curto prazo, para a concretização do cenário avaliado, como o surgimento de novas variantes do coronavírus, a evolução do conflito na Ucrânia e o encaminhamento das questões fiscais, além da dinâmica inflacionária. Os impactos que restringem a atividade econômica estão refletidos, em grande parte, nas projeções de 2022 e 2023.

Para os anos seguintes, um ambiente de maior estabilidade deve favorecer os investimentos, especialmente, no setor de infraestrutura, com efeitos sobre a competitividade da economia e, consequentemente, proporcionando uma maior demanda energética. Também há a expectativa de manutenção de bom desempenho para os setores produtores de commodities em que o país possui boa competitividade e posicionamento internacional. O contexto macroeconômico deve estar mais estável, com dinamismo da demanda interna.

Clique aqui e confira as principais premissas e detalhamento das projeções são apresentados no documento.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias