Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

“Seremos referência mundial na operação de mercado até 2030”, destaca Rui Altieri

CCEE estabelece propósito, visão e valores em revisão da estratégia organizacional

Publicado em: 06/05/22 14:07 hs | Atualizado em 06/05/22 14:13 hs

Mãos apontando para o mundo

Acompanhando a evolução na pauta energética em todo o mundo e atenta aos passos do setor elétrico brasileiro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) atua diariamente para a modernização do mercado nacional. As transformações recentes decorrentes do avanço tecnológico e de novos modelos de negócio exigiam uma revisão da estratégia organizacional, afinal qual o papel da instituição no futuro? 

Para auxiliar na análise dos cenários e tendências e traçar a melhor estratégia para a organização, foram contratadas as consultorias PSR e Macroplan, que conduziram o projeto junto com o Conselho de Administração, a Gerência Executiva de Desenho Organizacional, Gestão da Estratégia & Serviços e as demais gerências executivas  da CCEE.

Após entrevistas com gestores da CCEE, instituições e players do mercado, o primeiro passo foi estabelecer a finalidade da organização, substituindo a antiga Missão pelo Propósito, que é ‘Desenvolver mercados de energia eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade’.

Este desenvolvimento ocorrerá ancorado em cinco valores essenciais: a colaboração, compromisso com o cliente, ética e transparência, excelência, e valorização das pessoas. E o grande desafio é chegar em 2030 como referência mundial na operação de mercados de energia.
Decorrente da revisão da estratégia organizacional, ocorreu a atualização do Mapa Estratégico, que é o retrato de como será o caminho nos próximos anos.

A CCEE lastreou seu mapa estratégico em sete pilares que serão base para o resultado que a organização deve entregar ao mercado. Ilustrado por meio de uma pirâmide, reforça o conceito de construção alicerçada em diferentes temas.


 

“A construção de um projeto sólido e consistente, evidenciando a participação de todas as áreas da empresa e possibilitando a integração do projeto com toda a organização, foi um trabalho construído sob consultoria e participação ativa da gestão. Buscamos, com nosso Mapa Estratégico, esquematizar a caminhada que faremos nos próximos anos em busca do reconhecimento como referência mundial na operação de mercados de energia”, comenta Rui Altieri, presidente do Conselho de Administração da CCEE.

Temas estratégicos
A trajetória para alcançar a visão 2030 é longa e, por este motivo, a instituição estabelece prioridades de médio prazo para construção do futuro, contribuem diretamente a dois objetivos estratégicos “Contribuir para a imparcialidade, credibilidade e sustentabilidade de longo prazo do mercado” e “Estimular a modernização da comercialização de energia”. Anualmente, são escolhidos temas estratégicos para atuação, que ficam sob coordenação dos conselheiros. Confira abaixo os assuntos que serão trabalhados em 2022.


 

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias