Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Distribuição Geração

Visão Geral da CCEE: o que faz a Câmara de Comercialização?

Nova videoaula apresenta operações da organização para os agentes iniciantes

Publicado em: 15/04/20 10:52 hs | Atualizado em 14/09/21 04:34 hs

Sem imagem

Você talvez já soubesse que a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE é a organização responsável por viabilizar as negociações de compra e venda de eletricidade no Brasil. Para que esse objetivo se torne possível, porém, são muitas as atribuições que estão sob sua responsabilidade. Com o objetivo de apresentar aos agentes que estão iniciando sua atuação no setor como funciona a associação, já está disponível uma nova videoaula no Portal de Aprendizado, que substituirá o curso presencial sobre o tema neste período de isolamento social.

Antes de tudo, vale definirmos quem é a CCEE. A Câmara de Comercialização é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que está submetida à regulação e fiscalização da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. É a entidade que administra as transações comerciais do mercado brasileiro de energia, desde a realização dos leilões até a contabilização e liquidação dos contratos, garantindo o funcionamento do setor.

Logo no início do processo, é a organização que fica responsável por operacionalizar os certames de compra e venda de energia, responsabilidade delegada a ela pena ANEEL. A partir dos resultados dos leilões, em que são firmados os contratos entre geradoras e distribuidoras, a CCEE passa a gerir os registros contratuais e os dados de geração e consumo medidos pelo setor, bem como suas aplicações. A Câmara de Comercialização também é responsável pelo registro de contratos do mercado livre de energia, onde os grandes consumidores adquirem o insumo para suas atividades direto dos geradores ou de comercializadoras.

Com os montantes contratados, vendidos e consumidos por cada agente, a instituição faz a contabilização e promove a liquidação financeira das diferenças no Mercado de Curto Prazo. Para valorar a energia negociada no MCP, a CCEE também é responsável por calcular o Preço de Liquidação das Diferenças – PLD, que é uma das variáveis mais relevantes do mercado.

Não menos importante, a organização tem entre suas atribuições a gestão dos montantes de Energia de Reserva, que foram vendidos por geradores das fontes eólica, solar e biomassa em leilões específicos. É quem gerencia ainda algumas das principais contas setoriais do mercado de energia, como a Conta de Desenvolvimento Energético – CDE, a Conta Bandeiras, a Conta de Consumo de Combustíveis – CCC, entre outras.

Por fim, uma das grandes metas da CCEE é a disponibilização de informações para o mercado e a capacitação dos integrantes do setor elétrico. Por isso, os agentes que quiserem conhecer com mais detalhes o funcionamento e as responsabilidades da CCEE, têm à sua disposição o Portal de Aprendizado, onde estão reunidos desde cursos introdutórios ao universo da comercialização de energia até temas mais técnicos e específicos. Por meio da plataforma, a Câmara de Comercialização está oferecendo um novo formato de videoaulas e uma das primeiras é exatamente uma Visão Geral da CCEE. O curso é de acesso exclusivo para agentes da Câmara de Comercialização e deve suprir as aulas presenciais sobre o tema, canceladas devido às medidas de combate à COVID-19.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias