Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Simulador de impactos do PLD Horário alcança 10 mil acessos em menos de um ano de operação

Ferramenta visa apoiar o mercado em suas avaliações de oportunidades e riscos

Publicado em: 12/01/22 14:46 hs | Atualizado em 12/01/22 14:48 hs

Imagem mostra um mão feminina tocando em um holograma que representa um gráfico de barras. No canto superior direito, vemos um símbolo de cifrão.

Com mais de 10 mil acessos, o Simulador do Impacto do PLD Horário por Ramo de Atividade, da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE tem ajudado o mercado em suas análises de oportunidade e riscos desde maio do ano passado. A ferramenta, que está disponível em nosso portal, permite que os agentes façam cruzamentos entre a média mensal dos preços e o perfil de consumo de cada setor produtivo que atua no ambiente livre.

A solução simula os efeitos financeiros dos diferentes perfis de contratação e demonstra quais seriam os impactos de uma flexibilização dos contratos na exposição de cada segmento de consumidores no Mercado de Curto Prazo – MCP. Também possibilita o cálculo do custo unitário da energia, ou seja, o valor de cada megawatt-hora exposto no momento da liquidação. O usuário tem a opção de selecionar um único ou múltiplos meses no período a ser calculado.

Para acessar o simulador, clique neste link

Para desenvolver a solução, a CCEE utilizou dados públicos que são divulgados em seus relatórios. Com base no comportamento histórico e nos valores contabilizados, é possível avaliar os efeitos reais de alterações contratuais considerando uma média padrão. 

Vale ressaltar que o simulador considera o consumo e o preço de períodos passados e, portanto, os usuários devem procurar outras informações e dados para realizar análises que visam tomadas de decisão. É de responsabilidade dos agentes a definição de estratégias de contratação. A ferramenta apenas uma opção para facilitar entendimento da dinâmica do mercado de energia.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias