Notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias

Comercialização Consumo Distribuição Geração Mercado

Grupo liderado pelo Brasil vai criar requisitos para certificação do hidrogênio no mundo

Lideranças do setor elétrico de nove países fazem parte do grupo, que, na terça-feira (29), começou a debater a produção do insumo, considerado o combustível do futuro

Publicado em: 01/12/22 12:25 hs | Atualizado em 01/12/22 12:30 hs

Imagem mostra a silhueta de pessoas de terno, em ambiente de trabalho

A última terça-feira (29) marcou o início oficial da jornada do grupo de trabalho que irá estabelecer requisitos internacionais para a certificação do hidrogênio, considerado o combustível do futuro. A iniciativa liderada pelo Brasil, por meio de representantes da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, tem como objetivo definir quais os critérios que serão levados em conta para que o insumo possa ser considerado de baixo carbono, impulsionando o mercado global do produto e assegurando seus benefícios para a transição energética no mundo.

O esforço reúne lideranças do setor elétrico da Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Israel, Itália e Reino Unido. A intenção é, até 2024, disponibilizar diretrizes que poderão ser usadas por empresas que estejam comercializando o hidrogênio e seus derivados em todos os continentes. Segundo Ricardo Gedra, gerente de Análise e Informações ao Mercado na CCEE, o Brasil tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores do insumo e, portanto, precisa ter voz no debate global sobre o tema.

“Nós já somos líderes em produção de energia renovável, uma peça-chave para ajudar o planeta, principalmente aqueles países com metas ambiciosas de descarbonização. Agora, nós vamos defender, no âmbito internacional, interesses que certamente vão atrair novos negócios, gerar emprego e renda para a população, além de manter o nosso setor elétrico como um dos mais sustentáveis”, diz Gedra.

Essa iniciativa também será importante para o debate sobre a regulação do hidrogênio no Brasil, que está ocorrendo no Programa Nacional do Hidrogênio, liderado pelo Ministério de Minas e Energia. A participação do país na esfera global fará com que as definições estabelecidas aqui estejam aderentes ao que está sendo praticado ao redor do mundo.

Foi a própria Câmara que propôs a criação do grupo de trabalho sobre hidrogênio no Comitê Internacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – CIGRE, maior comunidade global do setor, em setembro. A primeira reunião dos especialistas contou com a apresentação dos envolvidos e um debate sobre o cronograma, o escopo da iniciativa e as primeiras atividades do grupo.

TÓPICOS:

últimas notícias

Publicador de Conteúdos e Mídias