comunicados

Publicador de Conteúdos e Mídias

Avisos

CO – Mecanismo de Venda de Excedentes – MVE: Simulação nesta terça-feira (07), às 14h

903/21 - Publicado em: 07/12/21 12:08 hs | Atualizado em 07/12/21 12:20 hs

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informa que realizará nesta terça-feira (07), a partir das 14h, a simulação do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), rodada de dezembro de 2021, destinada à preparação do mercado para as rodadas oficiais marcadas para os dias 16 e 17 de dezembro.  

Na simulação do MVE, os agentes poderão se familiarizar com as funcionalidades do sistema, bem como conferir os acessos e permissões dos logins de usuário e demais dados importantes para a rodada oficial.

Assim, é importante que os agentes que queiram comprar energia pelo MVE participem da simulação não apenas para se familiarizarem com o sistema, mas para também para já consultarem sua situação de elegibilidade prévia e, eventualmente, regularizar alguma pendência a tempo da rodada oficial. Importante destacar que o status de elegibilidade dos compradores disponibilizado hoje pode não ser o mesmo da rodada oficial, pois a verificação será realizada novamente pela CCEE no dia 15/12/2021, dia útil anterior ao início das negociações.

A CCEE ressalta também a importância dos usuários (logins) que irão efetivamente cadastrar os lances acessarem o sistema durante a simulação para testarem seus acessos e permissões, e se assegurarem de que seus cadastros estão adequados para uma operação tranquila nos dias 16 e 17 de dezembro.

A simulação ocorrerá em três etapas, com períodos de vinte e cinco minutos para envio de lances pelos agentes. A figura abaixo apresenta o encadeamento de execução e horários programados das etapas, bem como os produtos que cada uma irá ofertar.



Assim como ocorrerá na rodada oficial, na simulação também será possível o envio de ofertas por meio de preenchimento de formulário eletrônico diretamente das telas do MVE ou por meio de importação de planilha padrão disponibilizada pela CCEE. Utilize o modelo de planilha padrão disponível aqui.

Vale lembrar que a Resolução Normativa ANEEL nº 893/2020, de 1° de setembro de 2020, trouxe mudanças na dinâmica do mecanismo, as quais entraram em vigor no processamento de dezembro de 2020. Dentre elas, destacam-se os seguintes pontos: 

a)    Permitir múltiplos lances de oferta e compra para cada produto: O sistema do MVE passará a permitir o envio de até 25 lances por produto;

b)    Alterar a forma de pagamento dos contratos oriundos do MVE para preço discriminatório: o valor a ser praticado em todos os contratos para o período da venda será aquele ofertado por cada comprador vencedor no mecanismo, segmentado por submercado e por tipo de energia;

c)    Excluir o critério de desempate relacionado à quantidade de lotes ofertados: em caso de empate por preço de lance, será considerada unicamente a ordem cronológica de envio do formulário de lance como critério de desempate.

A Câmara de Comercialização recomenda aos participantes utilizarem o navegador web Google Chrome para acesso ao sistema do MVE.

Os usuários poderão acessar o sistema pelo seguinte caminho: PortalCCEE > Ambiente de Operações > Sistema MVE. Lembramos que, para submeter lances, o usuário deve possuir permissões de edição no CliqCCEE.

Capacitação 

Os agentes interessados em conhecer mais sobre os conceitos e regramentos do MVE para participação na simulação, bem como no processamento oficial, podem acessar o vídeo de capacitação específico sobre o MVE que está disponível no Portal de Aprendizado. 

A CCEE também disponibilizará o contato direto para esclarecimentos de dúvidas dos agentes durante a simulação e rodadas oficiais pelo telefone (11) 3175-6430 e e-mail: mve@ccee.org.br.

Limites de venda

Importante destacar ainda que, no dia da simulação, os dados de limites de venda que serão exibidos nas telas do sistema serão fictícios.

Mais informações disponíveis nos comunicados CO 885/21.

Para esclarecer eventuais dúvidas ou solicitar mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 0800-881-2233 / 0800-72-15-445 ou atendimento@ccee.org.br.

TÓPICOS:

ÚLTIMOS COMUNICADOS

Publicador de Conteúdos e Mídias